pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Mike Blanko
Publicado a: 24/05/2022

De 16/05/2022 a 22/05/2022.

Rap PT – Dicas da Semana #84

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Mike Blanko
Publicado a: 24/05/2022

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.



[Baskiat & Sensei D.] “THE AMBUSH PT. 3” 

Quem diria que o desfecho de THE AMBUSH — álbum em forma de curta-metragem que se vê agora editado pela Godsize Records — revela inspiração narrativa num conto de Luis Sepúlveda (escritor chileno que morreu em 2020 vítima da COVID-19). E esse desfecho, num primeiro momento, não promete nada para lá de mais produto, mais negócio e mais consumo, mas o twist que explica o enredo unidimensional ficou guardado para o fim. Cortesia de Sensei D., Baskiat e restante equipa. E já contámos mais do que devíamos…



[Óssio x Catalão] “Palpites”

Já la vão quatro temas lançados do novo projecto da LUME que reúne rappers a videógrafos, com Catalão e DJ Algore como elos de ligação no produto artístico. Desta vez os papéis trocaram-se face ao que tem sido a dinâmica habitual: entrou Queragura com a sua visão experiente e um ainda novato Óssio — que, a julgar pelas barras discorridas em “Palpites”, já tem mais traquejo do que muitos rappers com anos disto.



[PESTANA X SOUL PROVIDERS] “SOL” FT. UNO

Pouco depois de uma primeira apresentação de maior escala enquanto duo, materializada no Musicbox em finais de Abril, os Soul Providers voltaram a casa — que é como quem diz o estúdio — para pôr mãos à obra. SENZA SCUSE é o novo disco do par que neste trabalho se desdobra num trio, com João Pestana nas rimas. Num disco em que ainda versam individualidades como Ray, YOUNGSTUD, Mura ou Geta, é Uno quem se destaca ao lado de Pestana sob o “Sol” brasileiro.



[KAPPA JOTTA] “MOVIE” feat. AMARO

Confirma-se o que já se afigurava altamente provável: Kappa Jotta tem um novo disco para levar para a estrada. DOSYE KRI é o terceiro álbum do rapper da linha de Cascais , disco esse que conta apenas com duas participações vocais. A primeira foi a do single que antecedeu o álbum, o tema “Apaga o Meu Número” com Deezy, e a segunda (que na verdade é uma participação dupla) traz, sem surpresa, Amaro — um “João Félix” moldado pelo cabecilha da Good Fellas Good Music.



[Nicholas x Progvid] “Nego Drama”

Parceria que acerta não mexe, não é assim? Com Nicholas e Progvid tem sido, talvez graças à ligação que a música de ambos tem com a cena drill no Reino Unido. Seja pela língua ou pelas batidas, rapper e produtor falam o mesmo idioma dentro do estúdio e essa química transparece sempre que de lá saem com música nova. 



[LON3R JOHNY] “ROCK”

As escolhas desta semana convergem para um factor cada vez mais importante num tema, para lá da componente musical: os vídeos tornaram-se parte indispensável num lançamento de maiores ambições, e se é de ambição que se trata, Francisco “Cheezy” Ramalho é alguém a quem se deve reconhecer essa característica. Tem vindo a elevar a fasquia dos videoclipes por cá, mas esse começa a ser um formato já redutor para a visão que o videógrafo tem. Uma produção digna do ecrã gigante. 

LON3R JOHNY (figura principal, convém não esquecer), à boleia da produção contagiante de Reis e da orientação de CRIPTA no processo todo, pede silêncio para cantar o fado, o “ROCK”, ou o que quer que seja — elasticidade para isso tem ele.


https://open.spotify.com/playlist/5ODxFIvkq0J7nUr8FlKoPs?si=f8be7b2ffdee42f9

(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos