pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Vendinii
Publicado a: 08/12/2020

De 30/11/2020 a 06/12/2020.

Rap PT – Dicas da Semana #8

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Vendinii
Publicado a: 08/12/2020

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora. 



[Kappa Jotta] “Não Chora Mais” 

Motivado pela mensagem de superação de uma fã, Kappa Jotta entregou-se em “Não Chora Mais” para consolar a “miúda” que se vai ouvindo ao longo do tema. Confessa as suas incertezas, mas aponta para cima, com o céu no horizonte dos problemas e respectivas soluções, “que as nuvens podem ser bonitas”.  



[Loreta kba] “Skeci di mi” 

Conhecido pelas barras acutilantes e pelos flows estonteantes, Loreta KBA desacelera em “Skeci di mi” para passar uma mensagem bem simples. Esqueçam o dialecto parisiense: crioulo é a nova língua do amor, e com este tema sedutor fica difícil esquecer o rapper da linha de Sintra. 



[KrazyDread X Raze] “Texas Zoo”

Está a caminho um EP colaborativo, que junta o rapper KrazyDread ao produtor Raze, intitulado Lugar Do Morto. “Texas Zoo” é o single de apresentação do projecto, que dá a conhecer a savana do Alentejo, com o rapper de Évora como guia deste safari. O abrasador Texas português tem vindo a revelar-se terra fértil em rimas, e há uma turma de jovens agricultores a semear esse estatuto a passos e compassos largos. “Sê bem-vindo ao Texas Zoo”… 



[YUR1] “FUNNY” 

Se ainda agora falámos de uma nova turma responsável pela visibilidade de Évora no mapa do rap português, YUR1 é um dos que se senta na fila da frente, com a matéria bem estudada e apontamentos valiosos. Em “FUNNY”, Iúri Garnacho mistura jogos de palavras com referências específicas, e baralha os sinais por cabo dos nossos televisores sintonizados neste tema. São as fintas deste camisa 10 que nos deixam com a cabeça às voltas. Isso é que é funny



 [Uzzy, R*Mara Py, Garça, Hernani Kalash & Páchá] PELO SUL #1

Continuamos pelo sul e com turmas bem compostas, descendo ao Algarve para testemunhar a posse cut promovida por Uzzy. Cada um tem o seu round frente ao saco das rimas, e ainda vamos no primeiro combate. Parece que há mais eventos para acontecer com outros pugilistas do rap… 



[Guynna6] “OMMSOM” 

Numa altura em que se comprimem versos para prolongar sílabas, Guynna6 contraria as tendências das novas escolas ao preencher páginas com rimas de perder a conta. De Alcácer do Sal ao Reino Unido, o jovem rapper não descansa nas batidas por minuto, e aplica-se em “OMMSOM” para nos convencer que é Dono Do Mundo – o seu próximo projecto de onde foi retirada a faixa aqui destacada. 



[Chav] “HIGH” 

“Tudo direito em linhas tortas se a caneta pinga
‘Tou num game em que as apostas vão valer a tinta
Drip Drip nessa pen ninguém me tira a pinta” 

Para quem pinta o trap como rap sem tinta, Chav pinga pontos nos i’s, e demonstra-se acima desse estigma em “HIGH”. É esse o detox que se espera do seu próximo EP, e no ar fica a questão: “fazer bom trap ’tá f*da, não ’tá?”.

(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos