pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/04/2022

De 11/04/2022 a 17/04/2022.

Rap PT – Dicas da Semana #79

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/04/2022

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.



[REAL GUNS] “NA MAPA” X GENERAL MUCUENBA

Consistência é uma boa palavra para caracterizar o trabalho de Real Guns. Mas só para começar. A verdade é que o rapper (com o coração divido entre a Cova da Moura e o Cacém) tem marcado a diferença pela forma como consegue fazer sentir mensagens em variados registos. E é sobre essas duas zonas que, à boleia dos momentos capturados por Bernardo Casanova, começa por falar, palavra a palavra, em “Na Mapa”. Depois entra o instrumental de SousakOnTheTrack e MikelPotter, a guitarra de Dgarcia, o filme de Pietro Biz Biasia, e Real Guns, apoiado por General Mucuenba, arranca, mais uma vez, com versos directos e uma voz brutalmente convincente. Do melhor que se pode ver e ouvir no rap crioulo. Sem qualquer sombra de dúvida. 



[Phoenix RDC] “Nirvana” 

A aparente facilidade com que junta versos e a definitiva facilidade com que se aventura fora de pé formam uma dualidade que se apresenta como imagem de marca de Phoenix RDC. Regra geral, quanto mais experimenta, mais acerta e amplia o seu leque de registos confortáveis. “Nirvana” é mais um exemplo desse domínio impressionante que Phoenix demonstra tema após tema. E, ao que tudo indica, Cool Kid — A entrevista, o seu próximo álbum, há-de estar prestes a ser revelado.



[Kilate] “Forca”

Depois de “vim do Prior Velho para ser artista”, há mais uma freguesia a figurar no mapa das zonas representadas no hip hop nacional. É por essa corda que Kilate puxa com toda a força em “Forca”, um tema de barras ásperas e sufocantes e visuais de cortar a respiração.



[VATO x K.Otic] “BILHETE”

A dupla composta por VATO nas rimas e K.Otic nas batidas, por ser habitual, acusa a química que se espera quando dois artistas trabalham regularmente juntos. Com este “BILHETE” valorizado pela Cash Rules, esse valor é fixado pelos versos do MC, sobe com o seu refrão e ganha ainda mais crédito pela simplicidade certeira do vídeo.



[UEST. X Jackie] “Gotta Get It” (feat Fred Severo)

Esta é a quarta semana consecutiva que UEST. e Jackie por cá passam, com novidades que nos aproximam do projecto que estão a preparar. As participações têm sido uma mais valia destes temas (a saber, nastyfactor, João Tamura e Rilha), e para confirmar a tendência “Gotta Get It” traz mais um novo nome à lista. Com Beiro sempre presente no processo, a ponte que o produtor portuense estabeleceu com Fred Severo no projecto LAIA (dividido com Ângela Polícia) abriu caminho a este novo cruzamento, com mais intervenientes ao barulho. E que belo barulho fez esta gente.



[Big Jony] “H.N.V.” ft. Sien Flamuri & B-Like 

“H.N.V.” é o segundo single do EP de estreia de Big JonyASCENSÃO, por isso não é de estranhar que este seja a figura principal — por mérito próprio, note-se — neste tema. Voltou a juntar-se a Beiro, a Sien Flamuri (agora no refrão, ele que produziu o delicioso instrumental de “Rusga”) e a B-Like, para mostrar, mais uma vez, o que vale: “Toda a minha vida houve dúvidas, por isso eu rimo como se tivesse algo a provar”.



[Prodígio] “No Nigga”

“Não adianta comparar Força Suprema com ninguém”

Esse é um ponto mais que assente. O posto que Prodígio e companhia cimentaram ao longo dos anos permite-o rimar com toda a propriedade, um reconhecimento transversal a Portugal, Angola ou Moçambique. Basta ver a infindável caixa de comentários deste tema que foi lançado há apenas quatro dias. Reflexo dos discos PRODIGIA-TE (Tuga, Banda & Moz Deluxe).

“Isso é música de campeões”


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos