pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 01/03/2022

De 21/02/2022 a 27/02/2022.

Rap PT – Dicas da Semana #72

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 01/03/2022

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.



[YOUNGSTUD] “SÍNDROME DO IMPOSTOR”

Às vezes basta olharmos para fora para percebermos que afinal está tudo bem cá dentro. Isto vale para os tempos que vivemos, para os últimos meses da vida de Pedro Campos ou para a sua “síndrome do impostor”: agora regressado a Portugal, depois de uma temporada pelos apáticos Países Baixos, YOUNGSTUD parece ter voltado também ao seu rap mais agressivo e confiante, apesar do que os versos sugerem. E é nesse registo que o rapper e produtor mais depressa contraria essa síndrome — de artista?



[Chong Kwong] “Vilã”

Uma “Vilã” como Chong Kwong, quando aparece, nunca passa despercebida — sobretudo se vier à boleia de DJ Ride. Reconhecida pelo seu poderio frente a instrumentais de equivalente força, a rapper tem desacelerado os tempos e revelado novas (apenas para quem as desconhecia) sensibilidades artísticas. E essas, ao contrário do que possa parecer, trazem ainda mais força no verbo e no compasso.



[ORTEUM] “SAI-TE CARO (III)” 

“Quem te avisa teu amigo é” — e eles avisaram: “A vida de barata sai-te cara”, e os ORTEUM foram os primeiros a apresentar essa factura. Para quem entrou em “Sai-te Caro (III)” disposto a pagar pelos três, só teve direito a um. Ainda assim, a boa notícia é que, por outro lado, Tilt vale por três (ou mais…), portanto, contas refeitas, afinal não saímos daqui a perder… Nada, mesmo.



[Je$usTrigga & gonsalocomc] “Elefante”

Memória de “Elefante” é ferramenta essencial no leque de capacidades de um produtor (de hip hop, em especial). E foi com a tromba desse “Elefante” que se substituiu o saxofone elegante de um sample nada estranho à memória, em primeiro lugar, de Je$usTrigga e gonsalocomc, que sopraram versos ao sabor destes loops devaneantes.



[UEST. x Ângela Polícia] “UEST SIDE”

“Perdidos em boa vida 
Ângela na condução
Tropa dá o toque ao Beiro 
Pra partir outra sessão”

Há estrada para andar em direcção a “UEST SIDE”, sem limites de velocidade impostos por Polícia. O itinerário é definido entre referências por UEST., que se deixa conduzir por Ângela em “Chevys e Corvettes e Cadis”. E o motor destas máquinas, já se sabe, é afinado por Beiro, para se “sentir o bounce no carro devagar, devagarinho”.



[Phoenix RDC] “Area Azul”

Phoenix RDC tem na calha um novo disco e “Area Azul”, como primeiro single do álbum, definiu o tom deste projecto com edição prevista para o próximo mês de Março: desde a representatividade negra em todos os sectores — sociais e culturais — ao papel do hip hop nessa luta, o rapper da Vialonga tem sido, ao longo dos anos, uma voz incansável a relembrar estes flagelos ainda longe de se verem ultrapassados.


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos