pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/02/2022

De 14/02/2022 a 20/02/2022.

Rap PT – Dicas da Semana #71

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/02/2022

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.



[X-TENSE] IMFF💔 (In My Fucking Feelings)

X-Tense diz já estar “farto de love songs”, mas continua a fazê-las (e a vivê-las?) como ninguém. Lá voltou, no dia 14 de Fevereiro, para “quem teve saudades”, com o bounce (bounce, bounce, bounce…) incomparável, as rimas irrepreensíveis e as batidas sempre surpreendentes que o caracterizam. Um artista de corpo inteiro e coração partido. E acertou em cheio in our fucking feelings — como só ele sabe.



[benji price] “Kenshin”

ígneo já está cá fora à vista de todos, mas benji price ainda quis dar algumas luzes finais, mesmo antes da revelação completa. “Kenshin” foi o último single a ser apresentado antes da inauguração do primeiro longa-duração a solo do rapper e produtor, tema este que já passava uma imagem — visual e sonora — do que viria a ser o álbum: desde a estética da capa do disco (assinada por NERVE) aos refrões também eles coloridos.



[T-Rex] “Pra Mim”

“Pra Mim” foi o primeiro de dois temas revelados por T-Rex sem aviso prévio, e se as contas já estavam a ser feitas com base na Cor D’Água, há uma que vai sobressair primeiro: Castanho vai ser o tom de Março, e o lançamento duplo de “Pra Mim” e “Toma Conta” já definiu a paleta do que podemos esperar.



[SleepyThePrince] Colosso

Mais do que um nome curioso, SleepyThePrince é um nome a reter e “Colosso” uma faixa para “guardar para ver mais tarde”. Na linha de colossos como T-Rex ou Rafaell Dior, este príncipe de capacete segue numa faixa muito bem definida, sem pisar traços contínuos delineados por outros que abriram caminho.



[LAIA x Fred Severo] “COLISÃO”

Ainda pela via rápida do rap nacional, esta foi a terceira semana seguida a colidir com os LAIA — e desta vez a “COLISÃO” envolveu Fred Severo, que intensificou o choque a partir da secção rítmica e da força do baixo e da guitarra. No carro de Beiro e Ângela Polícia não há lugar do morto, mas há lugares de passageiro por ocupar. Mesmo para quem não entrou na primeira paragem, “estrada não acaba, só quem nela derrapa”.


https://www.youtube.com/watch?v=dbizdxH5Tvs

[MM Apl] “Eternos”

Com o mesmo registo que pediu “Mais Fé” com Fokado, MM Apl dedicou versos aos “Eternos” — faixa extraída do álbum Igual & Diferente — e deixou mais uma prova de que o rap crioulo mais introspectivo “sempri transmiti kel energia diferenti”.


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos