pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 01/12/2020

De 23/11/2020 a 29/11/2020.

Rap PT – Dicas da Semana #7

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 01/12/2020

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora. 



[PILHA, TK, TRIP E BENNY B.] “TOURADA”

A “Tourada” teve início em Setembro com Espírito Animal, álbum que juntou Pilha a TKBenny B. Agora chegam-nos os registos dessa corrida de touros liderada pelos rappers que espetam canetas nas batidas arranhadas pelo DJ Urso Pardrado. A causa é nobre e só podia vir do piso subterrâneo do rap, onde a única luz que brilha de forma incandescente é a dos valores. Não fica mais underground que isto, e neste Ginásio só entram rappers com porte para pegar o touro de caras. 



[Johnny Virtus] “A Sós”

O Inverno chegou mais cedo, e os dias ficaram ainda mais frios desde que Johnny Virtus cantou “A Sós”. Há vozes que não se esquecem, seja a do respeitado rapper do Porto, seja a da culpa, mesmo que as tentem calar. Para quem se lembra de “Sinónimos”, esta é uma sequela sem final feliz, onde todos nos encontramos nos desencontros de estarmos juntos mas sós.



[Lazy] “Culpa”

Se Virtus tentava calar a culpa em “A Sós”, Lazy procura justamente essa “Culpa”, introduzida pela voz de Rita Brütt, em mais um tema solto desenvolvido pelo rapper do Porto que tem estado bastante activo. Mais uma faixa em sintonia com o tom do rap portuense. E “vamos dançando ao som da culpa a ver se ninguém se pisa”. 



[Teller] “Livre”

Teller pede liberdade (de espírito, entenda-se) no jardim do boom bap plantado por Jonh Boys. “Livre” liberta ideias e desabafos do rapper que expõe “os danos ao longo dos anos em contos e cantos sem pontos e prantos”. Deixem-se prender por aqui… 



[nastyfactor] “Quem Sabe” feat. Domi  

Chegou A Vida dos Felizes, o primeiro álbum a solo de nastyfactor, com as poucas participações a serem escolhidas a dedo. Domi foi um dos seleccionados e fez por merecer o calibre do desafio, numa colaboração exótica a destacar-se no meio de um disco sem faixas indiferentes. Não é para quem quer, é para “quem sabe”. 



[Dero Vibez] “Life Goal” ft Magno e Real 

A dupla que deu cartas na Liga Knockout reencontrou-se em “Life Goal”, o novo tema de Dero Vibez que conta ainda com as linhas de Magno. O rapper da Vialonga abre a faixa com um refrão desbloqueador, que facilmente entra em loop nas nossas cabeças, e dá o mote para os restantes participantes – cada um sabe qual é o seu lugar. 



[Dezinho] “Pensamentos” 

Dezinho é um novo nome a ter em conta no mapa de Chelas, e em “Pensamentos” faz do crioulo o seu latim, com os ténis da Nike bem assentes no chão, e pronto a dividir os sucessos que se esperam com os seus poucos mas próximos. 



[OFFICIAL NASTY] “NÃO É SÓ UM GAME” 

Chelas é a nova Chicago, e se Sam The Kid é Michael Jordan, Daddy-O-Pop é Sottie Pippen: a equipa de sonho está de regresso ao campo onde deu os primeiros afundanços no rap.

Em nome de Official Nasty, a dupla volta a reunir-se para assinalar, em jeito de inauguração, a iniciativa da Hoopers na construção de um novo, fresco e colorido campo de basquetebol no núcleo de Chelas (não confundir com Marvila…). STK nunca abandonou o game, mas Daddy-O-Pop continua com a mesma “Motivação” desde 2004. Quem sabe jogar não esquece, mas isto “não é só um game”… 

(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos