pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 10/11/2020

De 02/11/2020 a 08/11/2020.

Rap PT – Dicas da Semana #4

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 10/11/2020

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora. 



[Achim] OM SESSIONS BY PUMA | “PORTO” ft. Keso

Em vésperas de mais uma jornada europeia, a cidade do Porto foi palco das OM Sessions, numa antevisão do confronto entre o Olympique de Marselha e o Futebol Clube do Porto,na mais prestigiada competição do futebol mundial.  

Numa iniciativa artística a promover o fair play, escolheram-se os capitães: Achim e Keso partilharam balneário num encontro de línguas e sons. O jovem prodígio Achim deu os seus toques habilidosos no francês, com uma capacidade melódica cativante, mas, nesta partida, a experiência veio ao de cima, e foi Keso quem levou para casa o prémio de homem-do-jogo, depois de uma viagem pela história do seu clube, com direito a carta de amor endereçada às Antas. O resultado? Venceu o Porto, dentro e fora de campo… 



[Lazy] “É Porto” (Prod.Beatscuits) 

Continuamos pela Invicta, e desta vez é Lazy quem volta às novidades numa espécie de sequela da Sinceramente Porto, na qual participou. O tema espelha o orgulho do rapper na cidade e no ofício – nas palavras de Mundo Segundo, “nunca esquecer que rap é ritmo e poesia” –, e o código-postal desta carta não engana: “É Porto”.  



[NGA] “Só Se Vive Uma Vez” / “Por Nós” X Dino D’Santiago] / “Pra Nós”

Há dose tripla de NGA sem tempo para paragens. Três faixas juntas numa só, nas quais o rapper salta de registo em registo com a mesma agilidade de sempre. Começa, em “Só Se Vive Uma Vez”, ao seu estilo cru, com a casca cada vez mais grossa. A transição para “Por Nós” é drástica mas não abrupta, com Dino D’Santiago a trazer na voz a paz dos céus que são alvo das suas preces. E é nesse tom celestial que o saxofone apresenta “Pra Nós”, onde rezam os versos mais íntimos desta sequência de temas. O resultado final é inconclusivo: três foi a conta que NGA fez, mas, ao que tudo indica, a conta ainda não está fechada. 



[RakimBadu] “Turvo” (feat. João Tamura & Silly) 

Em águas turvas agitadas por Tiago Susano encontram-se Silly e João Tamura, tágide e marinheiro, num tema que integra o mais recente projecto do produtor que assina sob o nome RakimBaduDepressions and Headaches (Volume II). Mergulhem neste rio “Turvo” e deixem-se levar pelas correntes formadas por cada um dos intervenientes. 



[Silly] “intencionalmente”

Ainda submersa nos mares que a envolveram em “Turvo”, agora é silly quem nada sozinha “intencionalmente”. Num tema totalmente desenvolvido pela artista, a ondulação nas suas notas embala a voz da dita tágide, capaz de afundar qualquer navio de grande porte. 



[SäoOneArt] “Pica Miolos II” (Prod. Facto BSJ) 

Com várias caras conhecidas da Liga Knockout, é SäoOneArt quem está na linha da frente a afiar punchlines para picar miolos. A escrita continua calibrada para atingir adversários, desta vez à distância, com deslocação a pagar. É a diferença entre rimas importadas e rimas importantes… 



[Jimmy P] “Iron Mike”

O consagrado Joel Plácido voltou aos ringues para puxar orelhas aos que se esqueceram dos seus murros. O regresso de um “Iron Mike” a uma linha mais agressiva e acutilante, em contraste com os registos que nos tem habituado, vem com o peso de uma voz de veterano em contra-corrente. E depois de brilhar ao mais alto nível, desce à terra para relembrar que “é na lama que se encontram os diamantes”. 



[AMON] “Em Ponto” 

Produzido por Groove Sytnhdrome, “Em Ponto” é o novo EP de AMON com a última faixa do mesmo a dar nome ao projecto. Bounce, barras e guitarras (de Ruben Lopes) são os temperos deste prato com sabor a beef de “corte holandês”.

(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos