pub

Texto: Paulo Pena
Publicado a: 06/07/2021

De 28/06/2021 a 04/07/2021.

Rap PT – Dicas da Semana #38

Texto: Paulo Pena
Publicado a: 06/07/2021

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora. 



[T-Rex] “É Assim”

T-Rex caminha a passos largos para se tornar numa das maiores vozes da lusofonia. E sobre essa voz há muito que se lhe diga: a forma como Tóy Tóy canta é a representação máxima de como a voz também é um instrumento, e a elasticidade com que a usa só surpreende quem não acompanha o artista com raízes angolanas desde que este nos serviu Chá de Camomila

Ainda assim, há sempre espaço para surpresas, e se Gota D’Espaço exponenciou esse efeito, o conta-gotas só então começara a verter. “É Assim” — o primeiro de dois singles lançados no seguimento do concerto anunciado para dia 23 de Julho (que rapidamente esgotou e que justificou uma nova data para dia 24) no Teatro Tivoli BBVA — é uma montanha-russa de flows e melodias encarrilhadas nas cordas da guitarra reproduzida por Gibbo, de deixar qualquer um de cabelos em pé e braços no ar.

“A vossa crítica para mim é conversa fofa” — é sim, é assim.



[Lon3r Johny & Cripta] “Own Lane” feat. DJ Fifty

Por falar em usar a voz como verdadeiro instrumento, o mesmo se aplica ao auto-tune, uma ferramenta que por cá ainda é alvo de relutância por uma boa fatia de consumidores de rap.

Lon3r Johny tem sido “esse puto da nova escola”, uma dessas vozes moldadas pelo auto-tune, e o artista que despontou na Think Music tem polido a sua arma de eleição à medida que o sucesso o alavanca. Foi preciso ir ao Dubai para se conectar com DJ Fifty e Cripta, e do Emirado prometem trazer juntos uma tape dividia, ao que tudo indica, em três partes — “Own Lane” é a primeira. De não fazer o seu próprio caminho é algo que, indiscutivelmente, não poderemos acusar Lon3r.



[B’saz RDK] “Magrin”

“Magrin” é mais uma faixa do EP Pé Finkadu a merecer complemento visual. O tema produzido por Bigboiiismadness mantém a linha saliente de B’saz RDK pelos trilhos do drill ciroulo. “‘Tou a viver o meu sonho, suponho que agora acredites em mim” — o rap de B’saz não deixa margem para duvidar. Pé fincado nessa certeza.



[Regula] “Besta (o teu melhor amigo)”

A sequela que todos desejávamos desde 2005, quando o na altura Bellini tirava as suas teimas através do “Diálogo”, foi revelada após mais de 15 anos. “Besta (o teu melhor amigo)” aponta para o spin-off de um dos temas mais célebres de Regula que se tornou numa canção-chave do rap nacional, se traçarmos o percurso evolutivo do hip hop em Portugal.

Para pôr um ponto final nesta série de desencontros espelhados no mais recente tema de Tiago Lopes, surgiu um reencontro, e Don Gula contou com alguém que lhe é “Especial”: NBC deu voz ao refrão desta faixa produzida por Filetes. 

Já o vídeo, dirigido por Chris Costa, Rafael Duarte e Iúri Policarpo, retrata ambos os cantores isolados, solenemente compenetrados nas despedidas. Ficaram rosas por dar e cartas por escrever. “Palavra do Boss”.



[DAMAZ MC] “ALFAIATE” 

Por cá continuamos a juntar as Páginas Soltas de DAMAZ MC, sem deixar fugir nenhuma, para que não se perca qualquer capítulo desta história.

Nessa medida, o rapper da Margem Sul é o único responsável pelas linhas que cose e pela pele que veste no rap, mas não deixa de contar com as medições de outros alfaiates com quem divide linhas de tecido lírico — KYRA entrou no provatório para avisar que “há mais agulhas do que alfaiates”. Já a cor do fato foi Catalão quem a escolheu, pela paleta sonora que providenciou aos dois MCs de alta costura. Isto é rap de gala, meus caros.



[Tchapo & Sebeyks] “Thug Music”

Seja de sombrero, boina ou bandana na cabeça, nenhum desses adereços desvirtua esta “Thug Music” cantada e contada por Tchapo e Sebeyks, a partir da palavra de Tupac Shakur, faixa essa que teve a produção de Chris BTZ e que pertence ao próximo álbum de ambos os rappers em parceria, Conteúdo Problemático — na hora de falar sobre a dura realidade que o rodeia, Tchapo é o primeiro a dar o peito às balas e o microfone aos versos.



[Ruca] “Fogo do Meu Sangue”

Depois de Birro é Ruca quem traz nova vida a um tema da compilação 14 de Outubro, promovida por Mundo Segundo na sua Segundo Piso agora com carácter editorial. E depois de Birro contar uma história colectiva, Ruca conta uma (bastante) pessoal em “Fogo do Meu Sangue”, faixa produzida por DJ Suprhyme & Non Grata.

“Alguma vez tu viveste sobre um código? 
Não falo de um logótipo, falo de um propósito”

São perguntas que todos devemos fazer a nós próprios, todos os dias…



[TK] “Orienta-te”

Cuidado com a Armadilha de TK: o rapper que por vezes pratica a escrita no Ginásio tem um novo disco escondido no Bandcamp, pronto a agarrar-nos pela orelha sem mais largar. Lá pelo meio encontramos “Orienta-te”, faixa que aglomera TOM, KrazyDread, Uno e o próprio TK num emaranhamento armado pelas teias líricas de cada um. E parece que esta é a primeira “armadilha” de sete que estão a ser preparadas para este ano.



(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos