pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Rúben Gameiro
Publicado a: 22/06/2021

De 14/06/2021 a 20/06/2021.

Rap PT – Dicas da Semana #36

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Rúben Gameiro
Publicado a: 22/06/2021

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora. 



[VULTO.] “FOLO” feat. xtinto

VULTO. desvendou música nova. NOVA é o seu recentemente editado EP que conta com a participação de xtinto na sexta e última faixa do projecto — “FOLO” apela ao lado mais negro do rapper de Ourém, que absorve sem hesitações as batidas nefastas do homem-sombra de COLÓNIA CALÚNIA. O resultado final plantou um desejo insaciável de ouvir xtinto, neste registo, numa remistura de uma faixa de Mixtakes.



[YOUNGSTUD] “Colesterol”

À medida que assinalamos a consistência de YOUNGSTUD, o rapper alverquense vai-nos dando mais razões para o trazermos consecutivamente à conversa. Além da quantidade e qualidade assinaladas há exactamente uma semana neste espaço, ficou ainda por sublinhar a variedade e versatilidade deste artista.

“Colesterol” é o último — para já — single de ‘STUD e aponta, desta vez, para um registo entre o drill, o trap e o SoundCloud rap, fazendo justiça relativamente a esta última corrente, uma vez que, se este sub-género do rap se pauta, em grande medida, pela glorificação das drogas prescritas, aqui a abordagem é totalmente oposta: as linhas que ouvimos em “Colesterol” são puramente documentais, para o bem e para o mal.



 [Uzzy, RealPunch, RafaStone, Kristóman & Britexx] “PELO SUL #2”

Uzzy tem promovido várias conexões de rappers algarvios através de posse cuts como as das sagas “Oito Cinco Stilo” e “Pelo Sul”. Desta vez chegou a segunda edição de “Pelo Sul”, com RealPunch, RafaStone, Kristóman e Britexx a aceitarem o desafio de Uzzy para rimar numa barbearia, com versos de cortar à navalha. Cada um aparou golpes ao seu estilo, mas por cá temos um corte de barras de eleição. Escolham aquele que vos assentar melhor…



[Chippie] “Bowling”

Está na hora de acelerar o jogo, e Chippie é quem se chega à frente para derrubar pinos e adversários em “Bowling”. A faixa produzida por ZOO, cujo vídeo, realizado pela RUTZRECORDS, concretizou o strike deste tema protagonizado pelo rapper — “dicas da semana” é o sumário obrigatório de cada lançamento nesta casa.



[Goose08] “Não caio”

Um Mercedes, uma white house e uma Amy Winehouse é tudo o que Goose08 precisa para não cair. Em relação a quedas, “Não caio” certamente não cai na indiferença, tema este que teve a mão de Ttheuz1n no instrumental com sopros a trazerem à memória “Mask Off” (“off”, que curiosamente se lê na camisola de Goose) de Future, que ganhou nova força com a situação pandémica instalada. Aqui sem máscaras, Goose08 deixa cair barras assumidamente descaradas, para quem vier à festa saber qual é o ritmo da dança e quem não devem pisar.



[DANI G] “Kronic” feat. TOM

De Almada a Corroios é um pulinho, e quando o Miratejo chama por TOM, o rapper das longas tranças não aparece sem trazer consigo longas rimas.  “Kronic” é um tema de DANI G, com produção de Heneseyz Beats, que concretiza conexões na Margem Sul, entre freguesias e línguas. Hip hop crónico nestes versos.



[KYRA] “ESPAÇO NEGATIVO” 

Por contraste à luz, a trupe dos UMRAP posiciona-se no escuro, no “espaço negativo” do rap visível e acessível. Nesta cave os ideais são outros, e esta turma rejeita comparações ou paralelos (mesmo com os melhores casos); são o que são, irreverente e autonomamente, com motivações e causas próprias.

Nesse “ESPAÇO NEGATIVO” destaca-se Kyra — um rapper cuja música atravessa as fronteiras do hip hop —, além dos seus cúmplices: DAMAZ MC, nas rimas, e Catalão, nas batidas. Juntos deambulam sem perder o rumo. Quem se atrever a segui-los está por sua conta e responsabilidade — só tem de seguir caminho.



[Wugori] “vaicomel”

As aventuras de “Jerónimo” Wugori não terminaram em Mal Passado Bem Pensado. Se num dos episódios finais desta ficção o rapper da Amadora começava por dizer “Mãe, mal saíste de casa queria terra nova”, “vaicomel” — uma faixa lançada na sua conta do Bandcamp — traz um twist ao enredo ao arrancar com “Mãe, eu só quero voltar para casa”. Para onde vai, afinal, Wugori? É impossível prever; é segui-lo — “Puto, vai com ele”.

(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos