pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/03/2021

De 08/03/2021 a 14/03/2021.

Rap PT – Dicas da Semana #22

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/03/2021

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora. 



[Harold] “Lugar” 

Depois do tema de TOM, destacado na última edição desta rubrica semanal, ter assinalado o aniversário do rapper de Almada, na passada semana foi Harold quem aproveitou a data em que conta as voltas ao Sol para disponibilizar um novo single, “Lugar”. O rapper do colectivo GROGNation, que tem vindo a explorar diferentes registos ao longo do tempo, surpreendeu ao atingir notas ousadas, acompanhado por Stego, que também ficou responsável pela produção, para depois trazer novo jogo de palavras, capacidade sua já reconhecida. É mais uma canção sobre (des)amores na qual encontramos um “Lugar” comum – “Aqui vais ter sempre um lugar”. 



[MICRO] “MUDAN” 

Sagaz, D-Mars e DJ Nel’Assassin formam os Micro, um grupo com longa história no rap nacional e que recentemente tem reaparecido em conjunto novamente (os primeiros “regressos” foram assinalados através do Rimas e Batidas, com as faixas “Pontos nos Is” e “O Deserto”). Desde que se formaram enquanto grupo passaram décadas, e os primeiros filhos do “hip hop tuga” – assim denominado (ao que tudo indica) por D-Mars aka Rocky Marsiano – têm agora os seus próprios filhos, tanto no matrimónio como no rap.

Em “Mudan”, um tema que é sinal dos tempos que mudaram e que oficializa a primeira parte do novo EP dos Micro, Crónicas Microlandesas, juntou-se mais um “pai”, Sam The Kid, contemporâneo da Microlândia de Carcavelos a partir de Chelas. E ainda houve espaço para o sempre bem-vindo Dino D’Santiago, que ofereceu a sua inigualável voz num plano secundário e auxiliar da canção. Descrever este tema, com todos estes nomes, numa só palavra? Clássico – não há outra. 



[TCHAPO] “BOA, BAZOFA & BUNITA” 

O álbum Turbluéncia – o primeiro disco de Tchapo – continua a dar frutos, e a profunda mensagem que carrega continua pertinente. “Boa, Bazofa & Bunita” é uma das 22 faixas que compõem o disco lançado em 2020 e mais uma página das escrituras do rapper de Chelas, um homem fora do seu tempo, que encontra no hip hop o veículo da sua palavra.  



[E.se] “Nadar em Círculos” (prod. Johnny Virtus) 

O álbum de estreia de E.se (o primeiro rapper médico em Portugal?) já nasceu, e “Nadar em Círculos” é a penúltima faixa de Seretonina. O tema é dedicado ao falecido Mac Miller, uma das maiores influências do rapper de Almada, que se inspirou no ciclo postumamente completado entre Swimming, o último álbum lançado por Malcom McCormick, e Circles, o disco editado depois da sua morte, e que juntos se complementariam na ideia de “swimming in circles”. Para os fãs do Fisherman, esta é especial e as palavras finais de Kendrick Lamar dizem tudo… 



[Vipe] “Higher” 

“Conexão feita da Witchcraft com a Lizard Crew” foi o ponto de partida para “Higher”, a nova faixa de Vipe produzida por Mossy. O rapper da zona Centro, que editou em 2020 o EP Livro Negro Vol. 6 – The W, volta agora aos lançamentos com mais um tema para aqueles que seguem religiosamente as suas rimas enfeitiçadas. 



[MAIOR MAJOR] “LATITUDE”

Acertem as coordenadas para o rap de bandeira azul e vermelha. A “Latitude” de Maior Major é medida certa e bem definida que o distancia da linha do Equador da banalidade, como rapper distinto de todas as correntes que atravessam a sua geração. Os seus versos saltitam no instrumental como pedra lisa lançada ao rio, e as palavras que escolhe são detritos que reagrupados formam rocha solidificada. Pedras no caminho? “Qual caminho a considerar? Aquele que mude o curso e que me dê sentido lato”. Assim segue a marcha maior do Major. 



[Dezinho] “Stilo Americano”

Mais um drill “Stilo Americano”, e desta vez é Dezinho quem toma de assalto as batidas a la Pop Smoke (com patrocínio especial das garrafas de vodka made in Chelas). O jovem rapper da zona J mostra cada vez mais à vontade em qualquer registo pelo qual se aventure a rimar num crioulo de compreensão fácil. Querem barras feitas na hora e prontas a serem entregues? Passem pela freguesia de Marvila para o take away (com bebida branca ao postigo) de rimas. E sobre esta não podia faltar um excesso estrangeirismos ao estilo americano. 



[Mota Jr] “Saudades” 

Um ano depois da trágica morte de Mota Jr, um tema póstumo do rapper do Cacém foi revelado. “Saudades” volta a trazer à memória uma das maiores vozes recentes do rap tuga (“Ca Bu Fla Ma Nau”, com Piruka, continua a ser o tema com mais visualizações de um rapper português a cantar em crioulo). E numa faixa com premonições desconcertantes, o que fica são “Saudades” nos dois sentidos.

(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos