Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.
De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça. Por dentro e por fora.
[Tino OG x Akapta G] “Tekilla”
Numa visita com contornos de invasão à capital britânica, Tino OG e Akapta G unem forças em “Tekilla” num autêntico despique amigável. Da mistura entre sabores exóticos resulta um tema explosivo, com Akapta G encarregue de trazer o sal, e o autor de Rosa a lima. O resto da receita só eles sabem…
[On The Spot #15: Denti] “Papa Figos”
Estamos finalmente a beneficiar daquele que será, presumivelmente, um dos principais objectivos da rubrica On The Spot: dar a conhecer artistas com menos expressão, na maior parte dos casos rappers em registo freestyle, mas sem esquecer os respectivos produtores que os acompanham em cada edição. Felizmente, é também uma larga maioria de participantes neste segmento da Godsize Records com os quais já nos tínhamos cruzado antes das suas estreias neste formato. Mas à décima quinta, somos surpreendidos com Denti e Quiet — tanto um como outro também em estreia nos nossos próprios auscultadores. E uma primeira boa impressão é que definitivamente fica.
[Mura] “PRAQÊ?” & “PARANÓIA”
Com duas peças até então desvendadas, Mura avança com uma revelação dupla em antecipação da sua próxima mixtape, Tudo ao Contrário. “PRAQÊ?” e “PARANÓIA” chegam de mãos dadas na ressaca do melhor dia para casar, temas que em boa verdade se poderiam conjugar em lados A e B, quer pela ambiência de ambos os beats, quer pelo registo deliberadamente displicente de Mura em cada um deles.