Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.
De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça. Por dentro e por fora.
[Mynda Guevara] “Ship”
“Porque sou como a Fénix , quando todos julgam que estou vencida, derrotada, eu ressurjo. Renasço das cinzas e das dores. Às vezes ferida e magoada, mas cada vez mais forte e com mais vontade de lutar! Sou guerreira, sou valente, não me deixo abater, NUNCA!”, pode ler-se num post publicado por Mynda Guevara na sua conta de Instagram, publicação essa que serve de anúncio a um novo capítulo na sua carreira. Palavras fortes que dão conta de um regresso às novidades, a começar por um EP, intitulado Phoenix, de onde zarpa antecipadamente este “Ship” a abrir-nos novos horizontes.
[Kristóman] “Sarcástico”
O Tribunal da Comarca de Loulé serve de pano de fundo ao novo vídeo protagonizado por Kristóman, que continua a trazer à agenda do dia o seu mais recente trabalho: editado no primeiro dia de Abril passado, Another Situation mereceu uma entrevista conduzida por Carlos Almeida e publicada nestas páginas, em que o rapper algarvio confessou ter ponderado desistir do rap. Bem-dito “flash de criatividade” que caiu sobre o autor de Remédio Santo oito anos depois da edição do seu último trabalho a solo.
[Montblanc] “Muda O Teu Mundo”
Já quando dávamos conta do lançamento de “Sublime” sabíamos que na semana seguinte haveríamos de fazer o mesmo sobre “Muda O Teu Mundo”. Não por recurso a futurologia, antes — e primeiro — pela confirmação do próprio Montblanc Collective acerca dessa estreia e — depois — porque nos diz a experiência de um primeiro volume e de uns quantos avanços do segundo que a novidade, nesta sede, merece sempre a nossa atenção. E aqui a ausência de excepção tem-nos confirmado a regra.
[Bispo] “Quase Fiquei Louco”
No prelúdio, Fumaxa faz referência à nova rubrica de Mizzy Miles na Cidade FM, More Bars, programa que contou com a participação de Van Zee e Bispo na sua emissão de estreia — onde cada um dos rappers levou uma série de barras para debitar na hora. E é esse registo de freestyle, estreado em tempo de antena, que agora se vê divulgado na íntegra em “Quase Fiquei Louco”, sobre o instrumental do clássico “Ready or Not” dos Fugees, bem ao estilo da essência do MC de Algueirão-Mem Martins — que garante nunca ter esquecido quem realmente é.
(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)