Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.
De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça. Por dentro e por fora.
[BR!SA] “Fazer Parte”
Já se adivinhava para breve o inadiável trabalho de apresentação de BR!SA, e “Fazer Parte” chega como confirmação dessa inevitabilidade. Porquê? Porque na voz — e na palavra — da rapper que se tem desenvolvido no seio da LUME há uma urgência flagrante em dizer de sua justiça. Não só no que ao hip hop nacional diz respeito, mas também à sua necessidade premente de manifestação artística. Isso significa que através de É FDD, trabalho que há-de editar não daqui a muito tempo, a MC fará parte do movimento pelo qual escolheu expressar-se, sim, mas apenas por consequência. Nunca, cremos deste lado, por única e exclusiva motivação.
[SPVSR x Mace] “Pesadelos de Ontem”
Ainda não é possível, para já, ver o horizonte projectado pela Raptuno, mas há pelo menos duas figuras a quem podemos atribuir a fundação deste novo projecto editorial: SPVSR e Mace estarão, seguramente, por trás de quaisquer que sejam os planos para o futuro desta casa recém-erguida, e são precisamente eles os dois quem protagonizam o novo lançamento com esta assinatura. Ao que tudo indica, será o produtor — e aqui rapper, também — do Porto o primeiro a avançar com disco carimbado por esta sede editorial, uma vez que “Pesadelos de Ontem” se vê apresentado como single inaugural de HIATUS.
[Soul Providers] “Dream” feat. Farrusco & João Pestana
Repetições destas são tudo menos coincidência quando a entrega é constante. Ainda na edição anterior desta coluna semanal falávamos do encontro de Farrusco e João Pestana no “Comboio”, e esta semana voltam ambos a merecer destaque juntos. E isso deve-se não só às suas quotas em “Dream”, mas também ao convite dos Soul Providers, que editaram COR.TE.SIA na quinta-feira passada — disco de onde saiu esta colaboração de “sonho”.
[Sensei D.] APOTHEOSIS
Nem tudo são “dicas da semana” em português, mas há um boa parte deste APOTHEOSIS que preenche esse requisito por aqui definido à partida. O novo álbum de Sensei D. conta com um admirável rol de participações transatlânticas, mas nada que ofusque as prestações dos nossos representantes nacionais. E, em matéria de rimas, são eles Silab & Jay Fella, Jack Crack, Yur1, ORTEUM (mais João Loy), Mura, Vácuo, UEST., Cora, Amaral e Big Jony — uma lista que, por si só, já resultaria num daqueles discos eleitos para os melhores do ano no género a nível nacional.
[Real GUNS] “21 FLAVOURS”
“21 FLAVOURS” é mais um tema de DAVIDS a merecer complemento audiovisual a posteriori. Essa é, aliás, uma característica fundamental no produto artístico idealizado por Real GUNS. Ainda que a forma como o rapper do Cacém retrate a sua realidade seja suficientemente vívida, o luso-são-tomense não abdica de traduzir mil palavras numa imagem. Para que não restem dúvidas absolutamente nenhumas sobre as cores e os tons destes sabores tão intensos quanto apetecíveis.
[Montblanc] “Assim Não Dá” & “Sinais”
De retiros criativos só pode sair coisa boa. Ainda para mais colectivos. Esse tem sido, por isso, o método de trabalho deste Montblanc Collective, que depois de um primeiro volume sob essa fórmula voltou a fugir da cidade para criar em torno de outros ares. Assim, em cinco dias na vila de Castelo de Vide, Krayy, GriLocks, Crate Diggs, Noiatt, EVAWAVE, Ray DLC, Goat Messiah, Sa-Lu e Ruben Carvalho juntaram-se para dar seguimento ao que resultou num primeiro EP, e as peças deste segundo capítulo começam agora a juntar-se. “Pérolas a Porcos” e “Danny Jacobs”, primeiro. “Assim Não Dá” e “Sinais”, depois. Venham daí, então, as oito que faltam.
[Van Zee] “International Bizz” & “Laços”
Quem também protagonizou um lançamento duplo na semana que passou foi Van Zee. “International Bizz” e “Laços” serviram, juntas, de anúncio (também ele duplo): do.mar, segundo álbum de Sebastião Caldeira, está agora oficialmente em desenvolvimento e há-de sair algures entre o final deste ano e o início do próximo, já que em Fevereiro o autor de Aporia apresenta o seu novo disco em Lisboa, no Capitólio — e em Março, no Porto, no Hard Club. E a julgar por estes indícios, vem aí maré alta para o artista madeirense…
(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)