pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/05/2023

De 15/05/2023 a 21/05/2023.

Rap PT – Dicas da Semana #136

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/05/2023

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.


[LANDZS x LEWIS CZM] “FORA LEI”

“Chelas é o Zoo, Chelas é o mundo” onde proliferam talentos em bruto no hip hop nacional. O canal GHETTO CHELAS é, aliás, paradigmático da potencialidade variada que se encontra nessa afamada zona da capital, e é agora reavivado graças a Landzs e Lewis CZM, juntos em “FORA LEI” — tema que procura olhar para as vicissitudes de uma vida marginal, sobretudo da perspectiva das gerações mais novas.


[Beiro x Each1] “FÉ”

Beiro e Each1 já se tinham encontrado, primeiro, na oitava edição das OHME Sessions de Puro L e, mais tarde, em “Agimos Muito Rápido” com Check1 na equação — faixa retirada do primeiro longa-duração da meia parte de Enigmacru a solo. À terceira (que não se espera de vez), o resultado deu em “FÉ”, tema que evidencia, por um lado, a aptidão do fundador da CRVVO Records para cruzar elementos do jazz e do drill e, por outro, a tendência, admirável, do MC do Porto em dar letra ao seu carácter introspectivo.


[RealPunch x FaCto BSJ] “GRAVE”

É pouco provável que a Moldávia tenha andado nas bocas do hip hop feito em Portugal com tanta preponderância como neste mês de Maio: primeiro foi ProfJam a tentar “moldar a via da estrada, romeno/A ver se não cai do bico da águia a cruz Dele” em “INFINITY STONES”, agora é RealPunch que “molda a via/Logo é normal que te deixe a Leste” em “GRAVE”. Essa coincidência é prova de que duas boas cabeças podem pensar da mesma forma, e no caso do rapper farense essa ginástica mental na escrita é flagrante do início ao fim deste novo tema lançado sob a alçada da algarvia Kimahera.


[João Pestana x Catalão] “Cinzento” feat. Benny B.

Em mais uma dinâmica entre rapper e produtor, C.O.R (Como Observar o Real) aproxima João Pestana e Catalão num projecto mais ambicioso e de maior extensão no seguimento dos singles concebidos a meias. No novo EP selado com carimbo LUME Portugal, deram entrada ainda, por ordem decrescente, Uno, Mura e Benny B. — este último co-responsável pela faixa inaugural do disco que conta com oito temas.


[CorjaFuckinKrew] “Crunkalhada”

Mais depressa aparecem isolados, mas de quando em vez lá se juntam para fazerem das suas. Com uma corja do calibre desta crew a “Crunkalhada” já seria de esperar; ainda assim, Smant ,Smélio , Lazy e Double, juntos, conseguem puxar o tapete até aos mais cautelosos na gestão de expectativas — e eles vão quebrando-as à medida que o tema (ou o tapete) se desenrola.


[Pika] “Sirenes”

Hoje, tanto há nomes já firmados no rap cantado em crioulo como outros tantos em plena ascensão. E depois há os fenómenos suis generis, que com mais ou menos razão de ser nos conquistam sem precedente — como é o caso de Pika e o exemplo de “Sirenes”. Ah, e há que ainda trazer Progvid à colação, que é alguém incontornavelmente ligado às três categorias elencadas.


[Azart] “Sufoco”

Se havia quem apontasse que o segredo estava para aqui guardado, a palavra já se espalhou entretanto. Os últimos três singles de Azart bastaram para confirmar o que desde o primeiro se adiantou deste lado, e o quarto serve agora de antecipação ao que há muito temos prometido em causa alheia: “Sufoco” é a entrada final antes da bem-dita revelação de Foco, um álbum de estreia que por cá nos tem entusiasmado em particular — e que tem, finalmente, data de edição apontada para dia 2 de Junho. Para quem sabe, é tempo da AZ season. E para quem ainda está por saber, que se prepare para uma temporada de “rimas e batidas ao sabor do vento”.

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos