pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Sebastião Santana
Publicado a: 31/01/2023

De 23/01/2023 a 29/01/2023.

Rap PT – Dicas da Semana #120

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Sebastião Santana
Publicado a: 31/01/2023

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.


[Senso & Mace] “FOSHO”

“Fosho” assinala um regresso obstinado de Senso; mas o rapper de Famalicão não vem só. Aliado a uma turma indivisível, junta-se a Mace para vincar certezas após um período de ausência, com Cálculo e B Quest — restantes membros do núcleo #BCLNSX a ter mão na faixa — a concretizar o processo a partir da sua casa-mãe que é o Humble Bee Studios. E não hão-de ficar, ambos, por aqui. Fosho.


[Domi] “Gravidade Zero”

Também em tom de regresso, Domi voltou às novidades num registo que pautou o seu início — prometedor — de carreira. “Gravidade Zero” é canção de amor dos pés à cabeça, com corpo de rap, mas funk numa mão e soul na outra. Nada que não se espere do artista algarvio: facilidade em dar corda à língua e o à-vontade em qualquer praia são características que, desde sempre, vieram à tona no seu variado leque de capacidades.


[Mary Jane] “A+”

E por falar em (des)amores, o segundo avanço do EP Mary Jane, wassup?! aponta, precisamente, nessa direcção, ambivalente por natureza, em que a matéria tratada tanto passa pela virtude como pelo defeito. Sob a produção de UEST. — que já havia contribuído para o futuro disco da rapper, ao dedicar rimas e batidas em “Agradeço” —, e com a pós-produção de Beiro, Mary Jane levou desabafo à letra que resultou em “A+”. Nota de valor.


[Landim] “Plugz”

Quando a voz é a de Landim, o instrumental bem pode ficar para segundo plano na canção. Mas, em “Plugz”, o menos revelou-se mais no beat de Pikê Productions: a partir de uma linha minimalista, que dá espaço à palavra do rapper de Mem Martins, toca no nervo em cada kick e cada nota, subtilmente alinhados a favor do MC — o que dá ainda mais força à prestação de Landim, já de si particularmente certeira.


[SboyReal & Lev Guns] “BLOODZ” (prod. Moralez)

Quem esteve presente na última edição do Festival Iminente, em Setembro de 2022 — designadamente, no concerto de Real Guns, que inaugurou o Palco Choque no primeiro dia de festival —, certamente, não há-de ficar indiferente a “BLOODZ”. Numa actuação preenchida em intervenientes, SboyReal e Lev Guns sobressaíram a cantar juntos um tema ainda por desvendar. A força do choque entre rappers presenciada ao vivo não é a mesma numa versão audiovisual, mas é suficiente para relembrar o vigor desta gente. Vem tudo das rootz. E atenção, que Na Drill parece estar prestes a ser, também, revelado.


[Vácuo & Catalão] “Pyorktu” feat. Pestana

“Pyorktu” antecipou a estreia do primeiro de uma série de projectos com denominador comum em Catalão. De João Pestana a Óssio, Vácuo inaugurou o ciclo de EP concebidos a meias com o produtor da central LUME — novidades essas que foram, em parte, desembrulhadas ao vivo na quinta-feira passada, dia 26 de Janeiro, numa noite Godsize Records no MusicBox: encabeçada por Mura, com Silab e Vácuo em destaque, a comitiva teve ainda em palco Sensei D., a cargo do som, e Pestana, Uno, Johny Malibz, RUB e Pibxis no microfone.


[Vácuo, João Pestana, Óssio, Catalão & DJ Algore] “PASSA O MIC #6

Na sexta edição de PASSA O MIC, é a própria LUME que assume os comandos do cypher a Sul. E são, precisamente, os três eleitos da série de projectos protagonizada por Catalão que se chegam à frente para, na hora, tomar de assalto um beat feito de raiz pelo produtor, com os toques espontâneos de DJ Algore nos pratos. Novamente, Vácuo, João Pestana e Óssio surgem em destaque, desta vez pela irrepreensível prestação tripartida — cada qual com uma fome insaciável de cuspir dicas por semanas.


[Farrusco] “Pi Sem Pé” (Prod. Cabril)

O canal da Zona Recs não é estranho aos nomes acima mencionados — desde logo pela edição de Mais Um Ano, álbum produzido por saraiva em que participam grande parte dos rappers que subiram ao palco do Music Box na já referida noite promovida pela Godsize Records. Farrusco é, também, um desses nomes a integrar o alinhamento do projecto com carimbo Zona Recs, e é ele quem traz novidades da mesma casa com “Pi Sem Pé”, sob a produção de Cabril. “Eu aprovo a minha merda, já não quero o teu selo”, é revelador da marca deixada por este carimbo.


[Slow J] “Where U @”

Numa semana marcada por regressos inesperados, o reaparecimento de Slow J terá sido, seguramente, o mais aguardado de todos. Aliás, o próprio autor de “Where U @“ parte dessa premissa no seu novo single, que estreou num formato inusitado — esteve disponível em exclusivo, de 24 a 26 de Janeiro, na Underdogs Gallery, numa instalação criada em conjunto com o artista cabo-verdiano Fidel Évora. A verdade é que o ritmo do “puto lento” é outro, e talvez seja por isso mesmo que tanto contagia.


[VLUDO] “Vírgulas e Túneis”

“O melhor fica para o fim” não é regra aplicável neste espaço. Mas, quando entre as boas novidades que uma semana pode trazer surge, finalmente, um vislumbre do que Sam The Kid e Blasph andavam há já algum tempo a preparar, há que abrir uma excepção assumida. Depois de Classe Crua, o produtor de Chelas formou nova parceria, desta vez com o fiel cúmplice de Beware Jack. Senhor dos seus mil e um cognomes, Blasph veste agora a pele de VLUDO ao lado de Samuel Mira para, juntos, se alinharem num duo de rimas e batidas a partir de Dedos Finos. “Vírgulas e Túneis” é a estreia de uma das duplas mais icónicas que o hip hop viu por cá nascer, e a tarefa de fazer jus à fasquia deste cruzamento memorável recaiu sobre Sebastião Santana, que deu cor cristalina, com mestria, ao gracioso imaginário criado por dois dos mais inventivos actores em cena no rap nacional. Digno de Pacinos e De Niros.

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos