pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/01/2023

De 09/01/2023 a 15/01/2023.

Rap PT – Dicas da Semana #118

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/01/2023

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.


[Nero] “Quanto Tempo Tens?” feat. Subtil (prod. Richard Beats)

Como se a invariável passagem do tempo, por si própria, não nos afligisse o suficiente, ainda há quem discorra sobre ela com particular destreza. Admirável não é ter a consciência dessa cruel inevitabilidade, mas sim pensar sobre a mesma com ângulos — esses, sim — novos. Era aplicar ao tempo a fórmula de como Nero e Subtil dão a volta às palavras e, na volta, o sentido dos ponteiros do relógio ver-se-ia invertido.


[Achero & ZOO] “LUMI ZOO #1”

Queda para a palavra também é factor que pesa na balança de Achero. Habitualmente assertivo, directo e explícito, sem perder o equilíbrio que o distingue como um rapper habilidoso, subiu a fasquia em “LUMI ZOO #1” ao sobressair em todos os aspectos pelos quais se destaca à partida. E esta promete ser apenas uma primeira parte ao lado do parceiro habitual da produção, ZOO — a segunda chega já no próximo dia 19.


[BiDU] “I Need a Lot” feat. JNY

Espicaçados por graves desconcertantes, BiDU e JNY atiram-se de cabeça ao buraco das necessidades. Deliberadamente, cremos, dão um passo em frente no abismo e deixam-se cair em queda livre, corpos às voltas numa cama instrumental circular na qual se deitam como presa atraída pela armadilha. “I Need a Lot” soa a perdição sem arrependimentos, em direcção ao olho do furacão.


[Lhast] “N. TESLA”

A passagem de Lhast da retaguarda para a boca de cena, ao deixar de ser “apenas” um dos mais importantes produtores da esfera nacional para se assumir, também, como rapper, tem criado ainda alguma resistência deste lado. Isso não invalida, porém, que se reconheça o devido mérito em praticamente tudo o que faz. A edição do seu segundo álbum de estúdio, ALK, remonta já a Novembro passado, mas o longa-duração continua a marcar passo na agenda de 2023, desta vez com a revelação do audiovisual para “N. TESLA”, um tema-espelho daquilo que caracteriza o artista: mesmo quando não fascina ao microfone, não perde o seu toque especial para a estrutura de canções e toda a produção que é, realmente, a sua praia.


[Prodígio] “Fire”

KING2DA já está disponível em todos os formatos prometidos. O novo álbum de Prodígio, que dá continuidade em 2023 a uma impressionante série de edições em 2022, continua também ele, assim, a merecer o devido destaque. “O álbum ‘tá completo, mas não tem nada sujo” é, porém, uma afirmação que cai por terra logo em “Fire”. Não há muitos refrões mais sujos do que o deste tema. E que bem que soa esta sujidade.


[Barrako Produções] “Cypher Nortada Lirical”

São 27 rappers a enfrentar o instrumental alinhado por J. Slash no cypher inaugurado por Barrako 27. E são os restantes 26 M’Cirilo, Kara MC, Palhetas, Pibxis, Kog Inkognito, Buli 2B, Galleno, Ruze, Mk Nocivo, Zulu, P1, Duplo, Ira, Panka, Tostaz, $tag One, Inztynto, Smélio, T-Jay Destruidor, Dogma, Duque MC, Folhas, Ozak, Fizé MC, Drunk Nigga e Zek. Impressionante esforço colectivo que vale por isso mesmo: uma força conjunta, à velha moda antiga e à boa maneira do Norte, que sobressai como um todo, mais do que pelo somatório das suas partes.


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos