pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/08/2021

Um clássico da música brasileira passado a pente fino.

Racionais MC’s: Sobrevivendo no Inferno é a nova entrada na série 33 1/3 Brazil

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/08/2021

O professor, antropólogo e escritor americano Derek Pardue pinta num novo livro o quadro cultural, social e político que levou os Racionais MC’s a Sobrevivendo no Inferno. A edição está marcada para 12 de Agosto e tem chancela da Bloomsbury.

A história do pioneiro grupo de rap brasileiro parece estar em vias de inspirar um documentário para a Netflix e, recentemente, o autor Arthur Dantas Rocha chegou mesmo a dar destaque ao quarto trabalho dos Racionais MC’s num outro livro para a editora Cobogó. Todo este alarido em torno do colectivo acontece numa altura em que nos aproximamos cada vez mais do dia 20 de Dezembro, a data em que Sobrevivendo no Inferno completa 24 anos.

Liderado por Mano Brown, o conjunto de São Paulo conta também com talentos do DJ KL Jay e dos MCs Ice Blue e Edi Rock. O quarteto iniciou actividade em 1988 e, durante os primeiros passos de uma longa caminhada, assinou os discos Holocausto Urbano, Escolha o seu Caminho e Raio X do Brasil. Na recta final da primeira década de militância no hip hop, num dos derradeiros dias de 1997, os Racionais lançavam aquela que se viria a tornar na obra mais importante do seu catálogo, o longa-duração Sobrevivendo no Inferno, eleito em 2007 como o 14º melhor álbum brasileiro de sempre pela Rolling Stone.

Ao longo de 160 páginas, Derek Pardue leva-nos por uma viagem no tempo que retrocede até “uma era em que os rappers tinham de defender a ideia de que era possível profissionalizarem-se na música, numa altura em que bairros como o do Capão Redondo, de onde o frontman dos Racionais, Mano Brown, vinha, lideravam frequentemente a estatísticas de homicídios”. Tão provocador como motivador, Sobrevivendo no Inferno é ainda visto pela editora britânica como “uma particular combinação de palavras e sons, que envolve fortemente os seus ouvintes, em especial aqueles milhões de jovens brasileiros que vivem nos bairros periféricos às grandes cidades do país.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos