Portugal Alive 2018: Capicua, Bruno Pernadas e Surma na comitiva portuguesa que ruma a Espanha

[FOTO] Miguel Refresco

A quinta edição do Portugal Alive acontece nos dias 21 e 22 de Setembro e leva Capicua, Surma, Bruno Pernadas e Best Youth até Madrid e Barcelona.

O objectivo desta iniciativa do Consulado-Geral de Portugal em Espanha é promover o melhor da música portuguesa, mostrando ao público espanhol o que se está a fazer por cá e, pelo caminho, estabelecendo uma ligação de maior proximidade com a comunidade nacional que lá vive.

 



Capicua, expoente máximo do rap feminino feito em português, é a primeira repetente do festival — actuou na segunda edição, em 2015. Apesar de não lançar um disco a solo desde 2014, a rapper nortenha não parou: em 2017, juntou-se a Valete, Rael e Emicida para uma ligação translântica que culminou num álbum intitulado Língua Franca; este ano, participou (com Tamin) no Festival da Canção, liderou uma das equipas do Red Bull Music Culture Clash, em Lisboa, e assinou uma curadoria no MEO Sudoeste.

Com uma ligação umbilical ao jazz, Bruno Pernadas assumiu-se como um dos grandes compositores portugueses desta década, lançando três discos de reconhecida qualidade: How Can We Be Joyful in a World Full of Knowledge (2014), Worst Summer Ever (2016) e Those who throw objects at the crocodiles will be asked to retrieve them (2016). Jazz, space-age, pop, psicadélica, electrónica ou exótica são alguns dos géneros musicais que partilham espaço no imaginário sónico do multi-instrumentista.

 



Uma ascensão meteórica. Débora Umbelino, mais conhecida como Surma, trouxe uma lufada de ar fresco, quase nórdico, com Antwerpen, o seu disco de estreia lançado em 2017. A artista, que domina teclas, vozes, cordas, samplers e loop stations, acumulou nomeações para prémios nacionais e internacionais através de uma electrónica que pisca o olho ao post-rock.

Com entrada gratuita, os concertos decorrem a 21 de Setembro no Palácio de La Prensa, em Madrid, onde actuam Best Youth, Bruno Pernadas e Surma, e a 22 de Setembro, na Plaça Joan Coromines, em Barcelona, onde Capicua se junta a Bruno Pernadas e Surma. O trio vai tocar no âmbito do festival Barcelona Áccio Musical (BAM).

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team