[FOTO] David Greenwald
Para os habitantes de Portland, no estado de Oregon, o passado dia 15 de Outubro vai ficar marcado na história como sendo o primeiro dia em que a cidade focou todas as suas atenções no hip hop. Apesar das incertezas quanto ao sucesso do mesmo e a difícil aceitação por parte da comunidade no seu todo, pode dizer-se que este é, sem duvida, mais um grande passo para a cultura urbana.
“Estou muito contente por receber artistas de hip hop de Portland aqui no edifício da câmara” – referiu o presidente da autarquia Charlie Hales ao Oregonian. E deu-se bem, como seria de esperar. A cultura do hip hop tem-se destacado cada vez mais pelo mundo inteiro e, com isso, tem perdido toda a conotação negativa que ganhou maioritariamente nos anos 90 graças ao movimento gangsta.
A música quebra barreiras e podemos ver gente de todas a idades, etnias e estratos sociais que marcaram presença neste evento que contou com as actuações de artistas locais como Vinnie Dewayne, Mic Capes e Jon Belz nos microfones. E como os DJs também têm um papel importante nesta cultura, houve espaço e tempo ainda para Wels, Juggernaut e Lady X arranharem os pratos.
Foi um dia que a cidade certamente não irá esquecer e vai querer celebrar novamente em 2016. Uma iniciativa inédita que certamente poderá inspirar gestos idênticos noutras zonas do globo.