pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Diogo Sousa
Publicado a: 04/04/2024

Ao vivo nos Açores.

PMDS antecipam novo trabalho com “Pico dos Bodes 3”

Texto: ReB Team
Fotografia: Diogo Sousa
Publicado a: 04/04/2024

“Pico dos Bodes 3” é o mais recente single dos PMDS e fará parte de Música Para Miradouros, o próximo longa-duração do grupo.

Pedro Sousa e Filipe Caetano respondem por PMDS há mais de uma década, quando decidiram unir esforços em prol de uma música inspirada na cena krautrock e movida a sintetizadores e outros tipos de gadgets sonoros. PMDS são as iniciais para Processor Modulation Density Sequencer, nome que vem estampado no primeiro registo discográfico da dupla lançado em 2012. A sua mais recente edição é Caloura e foi prensada em vinil pela Variz em 2021.

De volta à carga com música nova, este projecto açoriano toma agora como referência o espaço em seu redor. Música Para Miradouros é um álbum que compreende gravações ao vivo em um só take, captadas em quatro espaços distintos da ilha de São Miguel — neste caso Castelo Branco, Vale das Lombadas, Sete Cidades e Pico dos Bodes, sendo este último o lugar do qual surgiu o primeiro avanço do próximo LP que sairá em Maio pela Marca Pistola.

Sobre a obra que se avizinha, um comunicado endereçado ao ReB ajuda a perceber o contexto em que foram criados estes novos temas do grupo:

“Procurando desenhar um retrato sonoro de um lugar e momento, cada uma das quatro sessões foi gravada diretamente para um two-tracks, sem possibilidade de edição posterior, servindo como um postal sonoro que vive dos pequenos fatores que contribuíram para esculpir aquele modelo sonoro específico. O acordar de madrugada, a gestão da meteorologia e do vento, o transporte de instrumentos e de gerador e cada detalhe da produção fazem parte deste resultado final. Tanto quanto a paisagem circundante.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos