Outono em Jazz com actuações de Theo Croker, Ricardo Toscano ou Art Ensemble of Chicago na Casa da Música

[TEXTO] Pedro João Santos [FOTO] Direitos Reservados

A Casa da Música, no Porto, volta a realizar o Outono em Jazz. De 10 de Outubro a 4 de Novembro, a sétima edição do festival traz músicos de diferentes gerações e nacionalidades.

No primeiro dia, hoje, o quarteto do compositor e bandoneonista argentino Martin Sued actua no Café da Casa da Música, pelas 22 horas; parte do Sued-Nikitoff e do Chiche Trio, Sued já gravou com Milton Nascimento, Gilberto Gil ou Zeca Pagodinho.

A lógica de colaboração perpassa a carreira do artista que lhe segue três dias depois, pelas 21 horas: Theo Croker, neto de Doc Cheatham, já trabalhou com J. Cole (“Ville Mentality”), Ari Lennox (“Whipped Cream”) ou até Common (“A Bigger Picture Called Free”), mas aquilo que o traz é o seu mais recente disco Star People Nation, gravado e reinterpretado ao vivo com Shekwoaga Ode (bateria), Eric Wheeler (baixo) e Michael King (teclados).



No dia 15, celebram-se 50 anos de Art Ensemble of Chicago, grupo em que ainda permanecem dois membros-fundadores: Roscoe Mitchell e Don Moye; antes, a primeira parte cabe ao sueco Ilhan Ersahin, que usa a música turca como ponto de partida para o jazz e o funk.

Transa, o notável disco da tropicália, não leva Caetano Veloso até à Casa da Música — mas será reinterpretado pelo saxofonista brasileiro Esdras Nogueira, a dia 17, que lhe soma a influência do afrobeat. Só volta a haver programação no dia 20, com o casamento artístico entre o colectivo de choro Água de Moringa e Wojtek Mazolewski. No dia 24, haverá actuação do grupo ucraniano Pokaz Trio; a 27, sobem a palco Rabou Abou-Khalil, Joachim Kühn e Jarrod Cagwin, precedidos por uma primeira parte de Ricardo Toscano, que a 30 de Outubro volta para actuar com o quarteto de Rodrigo Amado.

A 31 de Outubro, Oleg Butmen e Natalia Smirnova celebram o disco Moment of Happiness. O ciclo na Casa da Música acaba a 4 de Novembro, com o baterista norte-americano Mark Guiliana no comando.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team