OUT.FEST fecha cartaz para a 16ª edição

[TEXTO] Pedro João Santos [FOTO] Max Schiano

De 3 a 5 de Outubro, diversos espaços do Barreiro acolhem a 16ª edição do OUT.FEST, festival de música experimental. A encabeçar o último pacote de confirmações estão Keith Fullerton Whitman, em colaboração curada pela Red Bull Music com artistas portugueses, Mo Probs e Davy Kehoe (dos Wah Wah Wino).

Inspirado pela rádio dos subúrbios de Nova Iorque nos anos 80, Whitman estudou computer music em Berkeley antes de se tornar uma nova referência da electrónica e fundar a editora Mimaroglu. Ao passo de colaborações com nomes de grande palmarés, como Matmos e Terry Riley, o músico continua a construir um repertório entre a música ambiente, o krautrock e o drill’n’bass, sendo STS o seu último álbum. Whitman vai dirigir uma apresentação proposta pela Red Bull Music, preparada em residência com nomes proeminentes da cena electrónica portuguesa: o incansável André Gonçalves; a perita na síntese modular conhecida por Clothilde (nome artístico de Sofia Mestre; repetente no OUT.FEST); Simão Simões, cujo último álbum pela Rotten \ Fresh, strel, lhe tem dado notabilidade. A estreia faz-se no dia 5, às 17h10, no Auditório da Biblioteca Municipal; antes, às 16h15, começa a harpista espanhola Angélica Salvi.



No Largo do Mercado 1.º de Maio, às 18h50, chega Davy Kehoe, membro do coletivo Wah Wah Wino. O mini-álbum Short Passing Game, editado em 2017, marcou a sua estreia discográfica a solo, descrita pela Resident Advisor como a fusão de “competência e disciplina com uma facilidade praticada” de “krautrock e pós-rock”, estabelecendo a continuidade dos ritmos circulares e subtis numa apropriação mais ágil. À 00h55, que se pode assistir à performance do colectivo afro-italiano STILL, com MCs que cruzam o dancehall com o kwaito sul-africano, numa abordagem de justiça e sensibilidade. Quando soarem as duas da manhã, Mo Probs, “residente habitual” da rádio NTS, traz um dos seus afamados DJ sets ao Barreiro, a sua “sede recente”, no Espaço A4.

Os horários completos do OUT.FEST estão disponíveis no site, denotando os novos espaços ocupados pelo festival, tais como a Igreja Paroquial de Santo André e a Igreja da Nossa Senhora do Rosário, onde Kali Malone dará um concerto de órgão no final da tarde de dia 4. Além do lote divulgado hoje, marcam presença no Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro nomes como Dälek, Peter Evans e James Ferraro.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team