Ouçam os dois primeiros avanços de Sinceramente Porto

[TEXTO] Gonçalo Tavares [FOTO] Catarina David

A compilação, produzida por Keso com mais de 20 MCs do Porto, começou a ser revelada através das vozes de Roke, Minus e Fokus. Este projecto singular quer “fotografar a identidade do rap portuense”, chamando nomes tanto da velha como da nova escola — Ace, Berna, Filetes (Auge), Keno ou Kaines são alguns dos escolhidos.

“Numa altura em que o Porto vive uma guerra contra a gentrificação e descaracterização da cidade, a SP propõe-se a recuperar pelo menos a identidade do rap portuense, gravando, fotografando e expondo o máximo que pode estes nativos de uma cidade que como qualquer outra se faz das suas gentes”. Uma missão que junta o útil ao agradável: continuar a desenvolver a rede da Paga-lhe o Quarto, ancorada na cultura hip hop da Invicta.

A par deste propósito comunitário, Sinceramente Porto (título que pisca o olho a Sincerely Detroit de Apollo Brown) tem motivações práticas, relacionadas com o trabalho de produção do mentor. Mais concretamente, “uma vontade enorme de fazer beats à beat roullete. Acordar, arranjar dois discos e samplar. Fiz isto durante um mês e pouco e resultou numa junção de cerca de 65 ideias”. A sonoridade boom bap, intrinsecamente associada a Keso, é dominante no álbum (que é misturado e masterizado por Francisco Reis), porque “só fazia sentido assim”. O resultado é, nas palavras do próprio, “um expositor de nomes interessantes, muitos deles completamente desconhecidos e sem o merecido destaque”.

KS Xaval vai lançar dois temas por semana, descortinando o álbum até à sua festa de apresentação no Hard Club, no Porto, no dia 9 de Abril. Para já, fiquem com o tema de Minus & Fokus e a narrativa pessoal e sombria do Roke, bem distintos entre si. Segundo o último, a escrita “é como um exercício de auto-exorcismo, uma das formas de falar de matérias” que o “incomodam”. Confirmem-no em “Algodão Doce”.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team