Mais um ciclo que chega ao fim em Dezembro: a antepenúltima emissão semanal do Rimas e Batidas na Antena 3 vai hoje para o ar. Mais logo, entre a 00h00 e as 2h, o primeiro dos três últimos episódios de sempre do programa que Rui Miguel Abreu manteve durante mais de uma década na estação pública é dedicado a seis dos seus álbuns favoritos de hip hop americano lançados este ano.
Mr. Morale & The Big Steppers (de Kendrick Lamar), Cheat Codes (de Black Thought & Danger Mouse), $oul $old $eparately (de Freddie Gibbs), It’s Almost Dry (de Pusha T), King’s Disease III (de Nas) e The Elephant Man’s Bones (de Roc Marciano & The Alchemist) são os discos escolhidos por RMA, todos eles vindos de nomes estabelecidos no rap feito a partir dos Estados Unidos da América.
O arquivo dos programas (tanto do diário como do semanal) está disponível na RTP Play. No caso do que está prestes a terminar (para além do de hoje, ainda passa nos dias 20 e 27), existe muito para (re)descobrir — o primeiro episódio data de 26 de Setembro de 2011.
A presença do director do ReB continuará a fazer-se sentir, principalmente aos domingos com os programas Notas Azuis, entre as 20h e as 21h, e Precisamos de Falar, entre as 11h e as 12h. E não é só: às segundas e às quarta-feira, depois das 21h, RMA tem um segmento (Lado A / Lado B) dentro de um novo programa de Isilda Sanches, Pontos de Luz, e por lá fala do “presente e do passado da música que não teme o futuro”. Para 2023 esperam-se ainda mais algumas novidades com carimbo de Rui Miguel Abreu na rádio pública.