pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/09/2021

O selo finlandês We Jazz aventura-se agora na produção de uma revista de luxo.

O número de estreia de World Galaxy traz Alice Coltrane na capa

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/09/2021

Tem, para já, o nome World Galaxy, designação subtraída a um título de 1972 da discografia de Alice Coltrane, a figura que, aliás, adorna a capa deste número inaugural da revista lançada pela editora finlandesa We Jazz, casa de abundante e ultra-interessante discografia de jazz moderno.

A World Galaxy apresenta-se como uma revista ligada à editora e loja de discos We Jazz, mas, no editorial do número de estreia, o editor Matti Nives explica que cada número – deverão, de acordo com este responsável, ser lançadas duas edições por ano, “mais ou menos” (este é o correspondente ao Verão de 2021) – terá um título harmonizado com a matéria de capa. No caso presente, e como já referido, aproveitou-se a designação do álbum que Alice Coltrane editou em 1972 na Impulse e onde se incluía a sua versão de “A Love Supreme”, criação eterna do seu marido, John Coltrane, desaparecido em 1967.

De aparência luxuosa e grafismo ultra-cuidado em papel de qualidade, incluindo capa glossy, o número inaugural desta aventura gráfica da We Jazz inclui um artigo sobre Alice Coltrane com assinatura de Ashley Kahn, escritor que é autor de livros sobre a Impulse e A Love Supreme. Oiro Pena, Sun Ra, Jason Nazary ou, entre vários outros tópicos espalhados por 130 páginas, Alan Braufman são outros criativos abordados cobrindo um espectro que atravessa épocas e escolas. E, para lá de Ashey Khan, há outros autores notáveis a assinarem os textos, como Daniel Spicer (Wire, Jazzwise), Phil Freeman (The Wire, Bandcamp Daily), Peter Margasak (The Quietus, The Wire) ou Stewart Smith (também contribuidor habitual do Bandcamp Daily, The Tribune ou The Wire), entre outros, profissionais que garantem que à qualidade gráfica corresponde igualmente uma elevada fasquia jornalística.

Há uma certa tradição de publicações associadas a editoras, da Rough Trade à Grand Royal dos Beastie Boys e, mais recentememte, à Third Man de Jack White que em breve publicará o sexto número da sua igualmente muito interessante Maggot Brain. Este é um bem vindo prolongamento dessa tradição.

Por cá, a revista pode ser encontrada no site da Peekaboo Records.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos