pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 10/08/2021

Uma lacuna por colmatar há anos.

O catálogo dos De La Soul está agora mais perto de aterrar finalmente nas plataformas de streaming

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 10/08/2021

Pode estar a chegar ao fim a ausência dos clássicos dos De La Soul nas principais montras digitais.

Está à vista a conclusão de uma batalha jurídica que se estendeu por largos anos e foi subindo de tom à medida que o tempo passava. Não satisfeitos com o negócio proposto pela Tommy Boy Records — e editora reclamava 90% das receitas, atribuindo ao grupo apenas os restantes 10% — o grupo atrasou a sua entrada em definitivo na era do streaming. 3 Feet High and Rising, De La Soul Is Dead, Buhloone Mindstate, Stakes Is High, Art Official Intelligence: Mosaic Thump e AOI: Bionix foram os álbuns editados pelo trio entre 1989 e 2001 e que, à data de hoje, continuam sem dar sinais de vida em plataformas como o Spotify, a Apple Music ou o Tidal.

Numa mega-operação de Verão, a Reservoir Music gastou 100 milhões de dólares para adquirir todo o catálogo da Tommy Boy e tornou-se na detentora dos direitos referentes aos masters dos clássicos dos De La Soul. Um representante da editora compradora apressou-se a descansar os fãs do histórico grupo de Nova Iorque, ao fazer saber que já se tinham iniciado os contactos entre ambas as partes para fazer a magia acontecer.

Apesar de ainda não nos ter sido revelado o desfecho desta trama, tudo indica que as negociações correram da melhor forma, já que os De La Soul se preparam nos dar “grandes notícias” e “tornar a decisão oficial” através de um directo para o Instagram. Nos posts que anunciam o evento digital, nomes como Questlove, Ebro, J Rocc, Pharoahe Monch ou DJ Spinna já começaram a felicitar os três “Plugs” pelo tão esperado feito, avançando que o trio poderá agora ser proprietário dos seus próprios masters. No sábado passado, Talib Kweli antecipou a jogada antes de tudo e todos e congratulou os artistas no seu próprio Instagram.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos