Em tempos pandémicos, toda a ajuda é bem-vinda para aqueles que trabalham na cultura. Neste caso, o foco é a música: há uma nova acção de formação orientada por Márcio Laranjeira (Lovers & Lollypops, Tremor, Milhões de Festa, Arda Academy) que arranca no dia 24 de Abril.
Este curso “pretende dotar profissionais e curiosos do mundo da música com ferramentas e conhecimentos cruciais para a marcação de tours e gestão de actuações ao vivo de músicos e bandas” e “percorrerá, passo-a-passo a produção, promoção e contacto inerentes a qualquer projecto de circulação na área da música. Entender as regras formais e informais de funcionamento do chamado ‘meio da música’, conhecer os tempos que marcam a programação dos diferentes espaços e eventos que compõem o circuito de actuações ao vivo em Portugal e organizar uma estratégica 360 para os artistas são alguns dos pontos cobertos pela acção.”
A primeira edição do projecto Capacitação para a circulação: Autogestão na produção musical vai decorrer em nove cidades diferentes (Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Viseu). A inscrição (que deve ser feita através do e-mail autogestaoproducaomusical@gmail.com) é gratuita e tem a duração de três horas.
[Datas e locais]
24 de Abril, Carmo 81, Viseu
21 de Maio, La Bamba, Ponta Delgada
29 de Maio, Aisca, Viana do Castelo
5 de Junho, gnration, Braga
12 de Junho, Salão Brazil, Coimbra
19 de Junho, Barreirinha, Funchal
26 de Junho, Museu Abade Baçal, Bragança
3 de Julho, Gretua, Aveiro
17 de Julho, Casa do Capitão, Lisboa
[Tópicos e conteúdos temáticos]
Promoção e agenciamento de artistas;
Panorama do mercado nacional;
Estratégias para trabalho de notoriedade de artistas
Carreira Artística: fases e plano de crescimento/desenvolvimento
Espaços de Apresentação: especificidades
Programação e Curadoria
Apoios à circulação
Boas Práticas no trabalho com programadores, curadores, agentes e managers