O Novembro Jazz regressa em 2025 a São João da Madeira com seis concertos que cruzam diferentes linguagens musicais e perspectivas sobre o jazz. A sétima edição do festival acontece na Casa da Criatividade e no Centro de Arte Oliva, ao longo do mês, reunindo músicos e projectos mais consagrados mas também novas vozes da cena jazzística nacional.
A abertura do festival está marcada para 1 de Novembro, às 21h30, na Casa da Criatividade. O contrabaixista Bernardo Moreira leva o seu sexteto ao encontro da Orquestra de Jazz de Espinho num concerto dedicado ao centenário de Carlos Paredes. A partir dos discos Ao Paredes Confesso (2002) e Entre Paredes (2021), nos quais já tinha prestado a sua vénia ao génio da guitarra portuguesa, serão apresentados arranjos para big band de Estela Alexandre, Tomás Marques, Carlos Azevedo e Pedro Moreira. Sob a direcção de Carlos Azevedo, o espectáculo propõe um diálogo entre o jazz e a música tradicional portuguesa, reforçando a vitalidade de um jazz verdadeiramente de índole nacional.
No dia 7 de Novembro, é a vez de Maria Carvalho se apresentar na mesma Casa da Criatividade com o projecto Margem. A baterista e compositora lidera um quinteto que inclui Sara Afonso (voz), Bruno Ponte (guitarra), Juliana Mendonça (contrabaixo) e Luís Lélis (piano). O concerto revisita o repertório de José Mário Branco, outro nome maior da música nacional, integrando temas como “Sentido Único”, “As Contas de Deus” e “Eu Não Me Entendo”. O projecto destaca a palavra e a canção como pontos de partida, num cruzamento entre o jazz e o legado de José Mario Branco.
Já a 8 de Novembro, cabe a Hugo Lobo apresentar-se na Casa da Criatividade. Natural de São João da Madeira, o pianista apresentou-se em trio na edição de 2024 e regressa agora com um quinteto criado especificamente para o festival. O alinhamento combina composições inéditas com novas abordagens ao seu repertório, numa procura de equilíbrio entre a tradição norte-americana do jazz e uma visão mais autoral e contemporânea.
A 14 de Novembro, sobem ao mesmo palco os lisboetas YAKUZA. O colectivo lançou no ano passado o álbum 2, sucessor de Aileron, que os confirmou como uma das formações mais relevantes do presente do (novo) jazz e da música portuguesa emergente. Composto por Afonso Serro, Afta3000, Pedro Ferreira, Alexandre Moniz e Pedro Nobre, o grupo conjuga jazz com nuances e texturas de electrónica, hip hop e rock. Ao vivo, proporcionam uma experiência vibrante, por vezes mesmo alucinante, tendo em conta os níveis frenéticos que conseguem atingir.
No dia seguinte, a trompetista e cantora Jéssica Pina apresenta-se também na Casa da Criatividade. Com formação jazzística, tem construído um percurso que inclui colaborações com Madonna, na digressão de Madame X, e participações com nomes como Mykki Blanco e Brooklyn Funk Essentials. Em nome próprio editou o álbum Essência (2018) e o EP Vento Novo (2021), e tem actuado em festivais nacionais e internacionais, incluindo o Joy of Jazz, na África do Sul.
O encerramento do Novembro Jazz acontece a 22 de Novembro, também às 21h30 como em todas as restantes performances, mas desta vez no Centro de Arte Oliva. O projecto Leida, criado pela vocalista Mariana Dionísio, junta oito vozes que funcionam como um único instrumento. Cada peça parte de premissas específicas que orientam a improvisação e interpretação, explorando o potencial expressivo da voz humana. Em colaboração com a artista visual Varvara Tazelaar, o concerto será apresentado em formato imersivo, cruzando som e imagem num espectáculo desenhado de propósito para aquele espaço.
Além dos concertos, o festival apresenta uma exposição de fotografia de Patrice Almeida, com imagens dos principais espectáculos que marcaram o evento entre 2018 e 2024, a decorrer entre Outubro e Novembro na 8ª Avenida e na Casa da Criatividade. Haverá ainda feiras de vinil, masterclasses com Hugo Lobo e Jéssica Pina, showcases, DJ sets, bem como conversas públicas com os artistas do cartaz e os curadores Gisela Borges e Rui Miguel Abreu, director do Rimas e Batidas. É possível conhecer o programa completo no site oficial do Novembro Jazz.
pub