pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/12/2020

Afro-tropicalismo para subir a temperatura.

“Nôs Tabanka”: Batida remistura faixa do projecto Bandé-Gamboa

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/12/2020

Já aí está o remix de Batida para “Nôs Tabanka”, tema que fez parte do álbum de Bandé-Gamboa, lançado em Junho deste ano.

Foi em Junho deste ano que o projecto Bandé-Gamboa surgiu no Bandcamp. Em jeito de homenagem a Amílcar Cabral, principal força por trás dos movimentos que levaram à independência de Cabo Verde e Guiné-Bissau, Francisco “Fininho” Sousa orquestrou uma turma de músicos no processo de criar novas interpretações a alguns temas raros — alguns até inéditos — que compõem a memória cultural dos dois países. Acolhido pela francesa Heavenly Sweetness, Horizonte foi um dos discos africanos mais marcantes de 2020, que motivou o ReB a publicar uma longa entrevista com o cérebro por trás desta grande operação.

Agora chegam-nos as remisturas. Detroit Swindle inauguraram este capítulo com a sua própria versão da faixa de abertura “Pé Di Bissilon“, “Citi Ku Liti” foi revisitada por Poirier e, hoje, Pedro Coquenão deu-nos a sua contribuição para “Nôs Tabanka”, apresentado como “um cocktail explosivo idealmente servido nas pistas de dança”, o sonho de um funaná levado ao extremo na sua tropicalidade, sonoridade que faz parte do actual mapa pluricultural de uma Lisboa cada vez mais arrojada, moderna e inclusiva.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos