O festival holandês Le Guess Who?, referência no mundo da música alternativa, anunciou uma segunda leva de artistas que preencherão Utrecht, de 7 a 10 de Novembro.
Depois de anunciarem as curadorias de Jenny Hval, Moon Duo, Fatoumata Diawara, Iris van Herpen & Salvador Breed, The Bug e Patrick Higgins, e de, posteriormente, adiantarem nomes como Tyondai Braxton, Lolina ou Negativland, este foi o penúltimo anúncio antes de desvendarem por completo o cartaz, o que acontecerá em Setembro. Desta vez, apresentaram os programas de Fatoumata Diawara, que enfatizou o afrocubismo (intersecção da música maliana e cubana) e o afrofuturismo (que talvez nos seja bem mais familiar), e as escolhas de Iris van Herpen & Salvador Breed, mais ligados à pop e à electrónica de vanguarda.
O primeiro trará Roberto Fonseca, com quem já actuou, o rapper maliano Master Soumy, e o músico tuaregue Ahmed Ag Kaedy; já o casal van Herpen & Breed apresenta Amnesia Scanner (que passará, no mesmo mês, por Guimarães), os J-E-T-S (grupo no qual consta Travis Stewart, dos Machinedrum), e o já nosso conhecido Mykki Blanco.
Além destas confirmações, o festival apresenta ainda duas noites dedicadas a editoras: a italiana Spazio Disponibile e a “nossa” Príncipe Discos, que leva a Utrecht DJ Marfox, DJ Firmeza, e Nídia. Há ainda Holly Herndon, numa performance especial, a apresentar o novo disco PROTO, e Kali Malone, que editou também trabalho novo este ano, para um concerto de exploração textural do órgão.
Os bilhetes diários estão à venda: para quinta-feira, vendem-se a 43 euros; restantes dias a 48 euros. O bilhete geral está a 148 euros. Além disso, o festival promove, em colaboração com o The Dutch Council for Refugees, a oportunidade para adquirir um bilhete adicional que será atribuído a um refugiado residente na Holanda que queira visitar o festival.