O Le Guess Who?, festival que é montra da mais entusiasmante música alternativa e experimental contemporânea, prepara já a sua 13ª edição, que decorrerá de 7 a 10 de Novembro na cidade holandesa de Utrecht.
Ao longo destes quatro dias, há uma imensidão de concertos em mais de uma mão cheia de recintos. Com base no TivoliVredenburg, onde se contam mais de cinco salas utilizáveis, as actuações distribuem-se por imensos outros recintos próximos; por isso, todos os dias dão azo a escolhas difíceis — por vezes, entre três concertos em simultâneo — e a muita movimentação (preferencialmente, de bicicleta) entre vários pontos da cidade.
Distintamente da maior parte dos festivais neste registo, todos os anos se requisita a um grupo de artistas uma curadoria especial. Em anos anteriores, já estiveram envolvidos nomes como Swans, Grouper, ou Moor Mother; habitualmente está-lhes reservada uma actuação assim como a responsabilidade de trazer outros artistas ao festival.
Ao longo destas 13 edições, houve um contacto muito próximo com a história da música moderna, seja nas oportunidades para rever grandes nomes (o ano passado teve os Art Ensemble of Chicago, por exemplo), como na preocupação em detectar e alavancar fenómenos em ascensão (Tirzah e JPEGMAFIA, que passarão em Junho pelo Porto, já por lá encheram salas).
Para este ano, o elenco da curadoria já foi revelado: a norueguesa Jenny Hval promete um espectáculo intenso, e dela esperamos a confirmação da acutilância da sua arte; com os psicadélicos Moon Duo, na sua linguagem de kraut cósmico, há uma imensidão de possíveis artistas que os poderão complementar; a maliana Fatoumata Diawara trará uma visão, que a este festival é especialmente cara, sobre a música africana, e neste caso em particular sob a matriz afrofuturista; há ainda a colaboração entre a designer de moda Iris van Herpen e o artista sonoro Salvador Breed, que promete desafiar a nossa percepção acústica e promover a interdisciplinaridade; por fim, Patrick Higgins, experimentador avulso, e o nosso já conhecido The Bug, que, numa extensa carreira de mais de vinte anos, poderá reflectir, nas suas escolhas, estéticas que considera relevantes. Todos eles actuarão, à excepção de Iris e Salvador, no Le Guess Who? 2019.
Os bilhetes gerais estão já ao preço final de 148€, com passes diários a serem vendidos numa altura posterior; se não apresentámos motivos suficientes para a compra imediata, novas confirmações chegarão para breve. E, como é habitual no LeGuessWho?, teremos surpresas!
Revealing the guest curators for Le Guess Who? 2019
Revealing the guest curators for Le Guess Who? 2019.There’s so much more out there that’s worth to explore — these are the artists who will guide & challenge you with a range of their inspirations and like-minded artists.4-Day Passes are available for current price for one more week → leguesswho.com.
Publicado por Le Guess Who? em Quinta-feira, 25 de abril de 2019