pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/03/2023

Com um novo disco na manga.

Mundo Segundo recebe Bezegol em “Conto Bafiento”: “Era importante voltar a ouvi-lo a rimar para as novas gerações”

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/03/2023

Mundo Segundo está de volta com o single “Conto Bafiento” e recebe Bezegol como convidado em cima da batida assinada por Vinz Vega. O videoclipe é da autoria de Kereimula.

Está de volta, mas na verdade nunca tinha ido embora. Um dos veteranos mais activos na cena hip hop nacional, o rapper do colectivo Dealema atravessou um 2022 de menor fulgor, ano em que apenas se apresentou ao seu público com o tema “Linguagem Marginal”, um novo fruto a surgir da parceria que tem vindo a manter com Sam The Kid. Não é preciso irmos muito mais para trás para lhe encontrar um rasto bem audível e, só na presente década, já rubricou os discos 14 de Outubro, Beatologia Colectivo Capítulo I, Narco Routes Beatologia e Tuareg Beatologia, ele que surgiu ainda em projectos como Sinceramente Porto ou Eixo Norte-Sul.

Em conversa com o ReB, Mundo Segundo ofereceu uma visão mais detalhada sobre este seu “Conto Bafiento”, tendo ainda deixado a garantia de que não vamos ter de esperar muito mais por um novo álbum daquele que é o Ancião do 2° Piso.



Não podemos deixar de notar no título escolhido para o tema, “Conto Bafiento”. Ser da velha escola é visto como algo depreciativo nos dias de hoje? Não devia de ser algo olhado com adicional respeito?

Na verdade, o tema refere-se mais ao conto que o governo nos continua a contar, de uma ilusão de que a vida irá melhorar, mas na verdade não é isso que acontece e a música reflete mais essa visão que temos sobre este tema específico. Em relação à tua pergunta eu, pessoalmente, sinto que as pessoas que admiro e respeito continuam a ter esse respeito mútuo e isso é o mais importante para mim. O hip hop é feito de história e quem o respeita, no fundo, reconhece quem contribuiu para o seu desenvolvimento.

Aos nossos olhos, és protagonista de um dos percursos mais cristalinos e enriquecedores para o hip hop nacional. Se pudesses comprar o tal tempo de que falas no tema, o que achas que precisavas de mudar nesse trilho?

Sinceramente, não mudava nada, pois os erros que são cometidos na caminhada contribuem para o desenvolvimento pessoal e musical, e são uma ferramenta indispensável para um crescimento sustentável dentro do meio. Cair e levantar de novo faz parte da luta e torna-nos mais resilientes.

Este tema mostra-nos também o quanto o Bezegol ainda tem para oferecer ao rap. O que te levou a desafiá-lo para te acompanhar neste “Conto Bafiento”?

Eu e o Bezegol ja colaborámos no passado, mas na altura ele só fez o refrão do tema e eu propus-lhe o desafio de, no próximo tema que fizéssemos juntos, ele rimar também, pois conheci-o como MC desde os tempos dos primórdios e achei que era importante voltar a ouvi-lo a rimar para as novas gerações também conhecerem essa forte faceta dele.

O beat vem assinado por Vinz Vega, um nome que cremos nunca ter visto antes. Como é que deste com ele? Apesar dos anos que levas disto, ainda continuas com o radar atento à malta que vai surgindo?

Em relação ao Vinz Vega, conheci-o através do Instagram, pois ele abordou-me para colaborar com ele num tema e, depois, naturalmente, surgiu a oportunidade de ele produzir este tema, pois apesar de residir nos Estados Unidos, é alguém que vem da escola de rap francesa e era precisamente o tipo de beat de que andava à procura. Em relação às novas gerações, claro que vou tentando sempre acompanhar o que vai saindo, pois é algo que faço desde o início e esse gosto mantém-se com o passar dos anos.

No último verso soltas um “com mais um projeto na calha”. “Conto Bafiento” antecipa um novo álbum de Mundo Segundo? Quais são os teus planos?

Sim, este tema faz parte do meu próximo álbum, que sairá no dia 9 de Setembro, com apresentação já marcada para o Hard Club, no Porto. Já está todo gravado e encontra-se em fase de mistura. Em breve revelarei mais informações sobre este projecto, a nível de convidados e o título do mesmo. No entanto, mais novidades irão surgindo daqui até lá.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos