pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/02/2022

Vai aquecer...

Ms Nina: “Eu adoro a música do Pedro Mafama”

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/02/2022

Este fim-de-semana, a rainha do neoperreo, “um dos desvios mais alucinantes da estética do reggaeton”, está de volta a Portugal. Ms Nina regressa, alguns anos depois, à sala do Musicbox, em Lisboa, no dia 5 de Fevereiro, com o seu segundo trabalho de estúdio, Sabrosura, na bagagem. O Rimas e Batidas enviou, por e-mail, umas questões à artista que, em poucas palavras, deu-nos uma pitada de antevisão para aquela que promete ser uma das noites mais calientes de Fevereiro na capital portuguesa.

Depois da celebração do 12º aniversário da sala lisboeta, em 2018, e a apresentação de Perreando por Fuera, Llorando por Dentro no Theatro Circo, em Braga, em 2019, Jorgelina Torres, tal como os restantes comuns mortais, também foi afectada pela pandemia. A artista argentina, sediada em Madrid, contou-nos que este foi “um tempo de descanso que precisava”, que não deixou de ser produtivo como comprova Sabrosura, um trabalho de cinco faixas. Segundo Ms Nina, sabrosura é “uma salada sexy com um sabor picante e engraçado, que tem bons ingredientes para uma receita porreira”. “Mójate” é a sua faixa de eleição, que junta a cumbia ao reggaeton.

Uma vez que a sua última passagem por terras lusas já lá vai, Nina confessa ter saudades da cidade e, sobretudo, da comida. No entanto, não se desliga da cultura portuguesa. Quisemos saber quais os artistas portugueses que lhe captaram a atenção e com o qual teria interesse em trabalhar, ao que nos respondeu: “Pedro Mafama. Adoro a sua música.”

Para Ms Nina, o neoperreo não é um limite, ouve de tudo um pouco, da cumbia ao trap e do reggaeton ao rock, só depende do “mood do dia”. E admite a possibilidade de fazer outros géneros: “estou aberta até para fazer rock, o que importa é a música”. 

É um facto que o reggaeton tem uma forte presença no panorama musical a nível mundial, seja em êxitos comerciais ou nas playlists mais alternativas. E, com a entrada de mulheres com uma consciência feminista, o discurso sexista e machista a que associamos algum do reggaeton perde força com este movimento mais moderno que tem artistas como Tomasa del Real, Esa Mi Pau ou Ms Nina enquanto caras. Para a última, o futuro do neoperreo será cada vez maior. Podem confirmá-lo já este sábado, ao vivo…


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos