pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/08/2022

Um catálogo que atravessou gerações.

Morreu Lamont Dozier, um escritor de canções que ajudou a definir o som da Motown nos anos 60

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/08/2022

Com 81 anos, Lamont Dozier, músico, compositor e produtor de Detroit, faleceu esta segunda-feira, dia 8 de Agosto, em sua casa. A notícia foi avançada pelo seu filho, Lamont Dozier Jr., na sua página de Instagram, não se sabendo, para já, as causas da morte.

Nascido na Motor City em Junho de 1941, a vida do artista americano mudaria de rumo quando se cruzou com os irmãos Brian e Eddie Holland na lendária Motown. Durante a década de 60, a tripla, que assinava em conjunto como Holland–Dozier–Holland, compôs vários sucessos (muitos chegaram mesmo ao topo das tabelas) para diferentes nomes da editora — Marvin Gaye, The Supremes, Martha and the Vandellas, The Four Tops, The Miracles ou The Isley Brothers fazem parte da lista.

O trabalho fantástico em formato trio garantiu-lhes, anos mais tarde, as entradas para o Songwriters Hall of Fame, em 1988, e no Rock & Roll Hall of Fame, em 1990. A solo, Dozier lançou vários álbuns — Out Here On My Own (1973) e Black Bach (1974) foram os dois primeiros –, tendo ainda contribuído para temas de, por exemplo, Phil Collins. Essa canção em particular, “Two Hearts“, criada para o filme Buster (1988), daria-lhe um Globo de Ouro e um GRAMMY.

Como não poderia deixar de ser, este valiosíssimo escritor de canções acabaria por ser bastante samplado por alguns dos melhores do universo hip hop — basta irmos até ao WhoSampled para vermos que Madvillain, The Alchemist, OutKast, The Avalanches ou Pete Rock foram procurar inspiração às suas criações.


https://www.youtube.com/watch?v=Xn8kMZFzZiA

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos