pub

Publicado a: 03/04/2017

Morreu Ikutaro Kakehashi, fundador da Roland

Publicado a: 03/04/2017

[FOTO] Direitos Reservados

Ikutaro Kakehashi faleceu no passado dia 1 de Abril. O fundador da Roland tinha 87 anos e foi o responsável por várias ferramentas que influenciaram para sempre o mundo da música electrónica.

Criações como as míticas TR-808, TR-909 ou TB-303 adquiriram justo estatuto mítico ao longo das décadas por terem ajudado a moldar a modernidade electrónica e marcando o som de vários discos absolutamente incontornáveis. As versáteis máquinas com que Kakehashi presenteou a industria musical revolucionaram o som dos anos 80 e 90 e, ainda nos dias de hoje. continuam a despertar o interesse de músicos e produtores emergentes. O seu som revolucionou a música electrónica e alastrou-se a um largo espectro de géneros musicais “habitados” por gente como Dr. Dre, Kraftwerk ou Madonna e Nine Inch Nails. Kanye West, por exemplo, dedicou um álbum inteiro a uma das suas invenções com 808s & Heartbreak. Mais recentemente, a mesma máquina foi alvo de um importante documentário: 808.  Egyptian Lover é outro veterano que leva um sério relacionamento com o artefacto da Roland há largos anos.

 



Graham Massey, dos 808 State, falou na importância da TR-808 enquanto uma ferramenta capaz até de “elevar a música feita na província”, graças às lacunas que veio colmatar para os músicos amadores, que não tinham à sua disposição o orçamento dos grandes estúdios e equipamentos de produção.

Esse é um sentimento que perdura nos dias de hoje mas mais centrado noutra das suas invenções. Numa altura em que a música independente alcança cada vez mais público, os home studios podem muito bem ser a chave para o sucesso de um bom trabalho. E quantos desses estúdios caseiros se baseiam exclusivamente ao uso de um computador? São muitos. E o segredo que o torna tão popular entre os músicos e produtores da actualidade prende-se a outra das ideias que sairam da mente de Kakehashi que, juntamente com Dave Smith, até já recebeu um Grammy técnico pela invenção: o MIDI. Essa poderosa linguagem de 0s e 1s que permite emular os mais variados tipos de som com base nas instruções que pedimos ao computador para realizar.

O amor para com o inventor tem chegado um pouco por toda a parte do globo e, nas redes sociais, são várias as mensagens dedicadas ao homem que cimentou os pilares da Roland e mudou as regras da industria da música.

 


https://twitter.com/vincestaples/status/848424197235855361

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos