pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 28/09/2023

Cinco dias de música espalhada por quatro salas.

MATE Festival chega a Portugal em Outubro com concertos de Mad Professor, Selma Uamusse, Bandua ou VLUDO

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 28/09/2023

MATE Europe Festival promove a sua primeira edição portuguesa em Coimbra, que decorre entre os dias 20 e 24 de Outubro.

A estreia em Portugal do festival europeu — cujas letras do respectivo acrónimo representam “Música”, “Arte”, “Tecnologia” e “Educação” — desdobra-se por várias casas da cidade, entre as quais o Lufapo Hub, o Salão Brazil, o Museu Nacional de Machado de Castro e o Convento São Francisco. A programação conta com concertos de célebres artistas portugueses como Selma Uamusse, cantora moçambicana (com cidadania portuguesa finalmente reconhecida) que no início do mês vimos subir ao palco principal do MEO Kalorama, Bandua, duo formado por Bernardo D’Addario e Edgar Valente que continua a fazer estrada com o disco homónimo que editaram no início do ano passado, ou VLUDO, parceria estabelecida entre Blasph e Sam The Kid (ele que encabeça, ainda, duas conversas dirigidas aos mais jovens) que resultou em DEDOS FINOS, disco que os leva agora numa mini-digressão pelo país.

Mad Professor é, por sua vez, a grande figura internacional em evidência no alinhamento. Reconhecido como uma autoridade do dub e do reggae feito a partir do Reino Unido (para onde emigrou ainda em jovem, proveniente do Guiana), o músico de 68 anos que trabalhou de perto com artistas desde Lee “Scratch” Perry aos Massive Attack — e que soma dezenas de volumes à sua discografia própria — volta a Portugal quatro anos depois da sua última passagem por cá, que o levou a tocar, em 2019, no aniversário de Bob Marley assinalado no Mercado da Ribeira, em Lisboa.

Marcelo dos Reis e Malva são outros artistas em destaque num cartaz com nomes de diferentes latitudes. Enquanto o primeiro (guitarrista e compositor) dá nome ao trio jazz completado por Luís Filipe Silva (bateria) e Miguel Falcão (contrabaixo) que acabou de editar FLORA pela JACC Records, a segunda, de seu nome artístico de Carolina Viana — e meia parte de redoma que se lança agora, também, a solo — foi uma dos cinco artistas eleitos numa open call à escala global.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos