pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 21/12/2023

A música como pedido de ceasefire.

Massive Attack, Young Fathers e Fontaines D.C. juntos num EP solidário para com o povo palestiniano

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 21/12/2023

Está em pré-venda um EP que agrega música criada por Massive Attack, Young Fathers e Fontaines D.C.. ceasefire é um projecto solidário que pede pelo fim da guerra entre Israel e o Hamas e é editado no dia 1 de Março de 2024.

A guerra que está a ter lugar na Palestina não tem fim à vista e estima-se que já tenha feito mais de 20 mil vítimas daquele país. Em jeito de protesto e solidariedade, os Massive Attack, Young Fathers e Fontaines D.C. gritam por um ceasefire a uma só voz num projecto cujo valor das receitas de vendas, estimado em cerca de 150 mil libras, será inteiramente doado aos Médicos Sem Fronteiras, organização internacional, não governamental e sem fins lucrativos que oferece ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência.

O curta-duração será comercializado no formato digital e também em vinil, estando este suporte físico disponível em diferentes combinações de cores, que serão enviadas de forma aleatória a cada comprador. O design da capa ficou à responsabilidade de Robert “3D” Del Naja, um dos fundadores do histórico grupo de Bristol, e no seu interior virá eternizada uma frase que se tornou viral, escrita num quadro por Dr Mahmoud Abu Nujaila, membro dos Médicos Sem Fronteiras que acabaria por perder a vida num ataque aéreo umas semanas depois — “Quem quer que seja que fique até ao fim vai contar a história. Nós fizemos o que podíamos. Lembrem-se de nós.”

Num comunicado que acompanha a edição no Bandcamp, são-nos deixadas ainda algumas palavras de 3D, dos Massive Attack:

“As cenas de horror que se sucedem de hora a hora em Gaza, com hospitais e escolas reduzidos a pó e civis inocentes, jornalistas e médicos mortos em números indescritíveis, foram agravadas por mais de dez semanas de fracasso político abjeto. Estamos admirados com os médicos dos Médicos Sem Fronteiras que arriscam a vida para ajudar civis inocentes em Gaza. O EP ceasefire é um tributo a eles e ao seu incrível trabalho contínuo em circunstâncias verdadeiramente indescritíveis. Somos solidários com o povo da Palestina.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos