pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/12/2021

A primeira edição.

LUSCOFUSCO coloca o acid na pista de dança com COLETA 001

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/12/2021

A LUSCOFUSCO, um colectivo artístico da Caldas Da Rainha que incide principalmente na divulgação e apoio de artistas DIY emergentes e é especialmente focado na música de dança, estreou-se nos lançamentos com COLETA 001, uma compilação com alguns dos que constituem a rede que criou.

Com contribuições de Inerte, Circuit V, Fonzo, Sveria, LowElectr ou Lelie Amens, as nove faixas levam-nos numa viagem psicadélica pelo mundo do techno e do trance, onde andamos sempre acompanhados pelos sintetizadores acid, batidas pesadas e BPMs lentos. Existem abordagens mais minimais, outras mais brutalistas, ainda algumas que nos transportam para ambiências do downtempo sul-americano, com espaço também para o drum ‘n’ bass, mas todas elas partilham um elemento progressivo e psicadélico que nos fazem perder no tempo e no espaço, permitindo-nos sentir diferentes realidades alternativas e o cosmos, quase como se estivéssemos a experienciar o universo como um todo sem ainda estarmos encurralados à nossa realidade material.

Ao mesmo tempo que sentimos uma imensidão, os elementos são, de facto, poucos, mas detalhadamente construídos para preencherem o nossos espaço sonoro por completo, e alguns jogam com a dualidade de, em certos contextos, serem música de dança enquanto outros têm capacidade para ser mais ambientais e som de fundo — as playlists onde as músicas se inserem fica ao vosso critério. Esta colectânea dá-nos a conhecer uma nova geração de artistas em ascensão que vêm tomar as rédeas das pistas, apresentando já produções minuciosas.

De acordo com o texto que acompanha o disco no Bandcamp, e em jeito de conclusão: “COLETA traz-nos um mix de techno cavernoso, música misteriosa, enigmática e acima de tudo ácida. Música que nos transporta para lugares longínquos. Planetas estranhos perdidos numa galáxia distante. Universos que desafiam a nossa imaginação”.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos