O projecto Lá no Xepangara, uma homenagem lusófona à obra de José Afonso, apresenta-se pela primeira vez em Lisboa a 10 de Outubro, no auditório da reitoria da Universidade Nova de Lisboa, no âmbito do ciclo Liberdade na Nova. Os bilhetes encontram-se à venda por 15€.
Estreado em Janeiro na Casa das Artes de Famalicão, a propósito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, este é um espectáculo e um colectivo fundado e dirigido pelo guitarrista e compositor Manuel de Oliveira. Reúne as vozes de Selma Uamusse, Karyna Gomes, Isabel Novella, Edu Mundo e Fred Martins, além dos instrumentos de Dilson Pedro (bateria), Carlos Garcia (teclas) e Albano Fonseca (baixo).
Lá no Xepangara pretende reflectir sobre a presença da cultura africana na obra de José Afonso, estabelecendo pontes entre a lusofonia, e assinalando o papel do músico na luta pela descolonização e democratização. O programa inclui ainda no dia anterior, 9 de Outubro, a acção de mediação “José Afonso em África – África em José Afonso”, de forma a abordar precisamente esta questão.