pub

Kroniko regressa com Retrxpectiva

[FOTO] Direitos Reservados

 

Após a sua longa caminhada pela cultura urbana, Kroniko retorna com um novo projeto composto por 13 temas onde descreve a vida aos seus olhos ao mesmo tempo que segue as novas tendências: «É um bilhete de viagem aos becos de norte a sul, composto por batidas sonantes e mensagens que vão levar o pessoal “straight to the point”, sem rodeios, ao que realmente interessa», promete, em declarações ao Rimas e Batidas. Trata-se de um retrato em primeira mão das suas vivências e dos obstáculos que os artistas portugueses, nomeadamente os rappers, vivem – «Um manual de sobrevivência para os que já cá estão há algum tempo», explica. Desta forma, Kroniko mantem-se como uma peça relevante na cultura, construindo o seu percurso ao som de instrumentais fabricados pela nova geração do Hip-Hop português – como é o caso de Holly ou Beatoven – e de veteranos já com mais experiência, como Sp Deville.

 

 

Assumindo-se como parte integrante da nova geração de “trap makers”, o rapper lisboeta refere a importância desse estilo musical – que teve origens nos anos 90 mas que é, atualmente, um dos mais ouvidos em países como os Estados Unidos da América e França – no seu mais recente projeto. O intuito de toda esta produção visa levar o ouvinte a uma viagem musical e encontrar o ponto de convergência entre a nova e a velha escola, dando luz a uma nova geração de rap: «Esta nova geração de rap é a geração da “trap music”. Todos os produtores envolvidos nesta missão pertencem à “new school”, apesar de uns serem mais que outros. Retrxspectiva é uma fusão de MC’s que pertencem à “old school” a trabalharem com os beats dos nossos dias.».

Depois dos trabalhos passados em conjunto com o algarvio Sacik Brow, Gunjah, Landim e Piruka, o artista anteriormente conhecido por DonZoyde vê a sua editora – a independente FamilliBizno – como um espaço onde pode evoluir enquanto artista, espalhar a sua mensagem e levar o seu projeto o mais longe possível: «Não podia correr melhor, tenho a liberdade para trabalhar com quem quero, sem qualquer tipo de restrições.»

Retxpectiva conta com a distribuição da SoHipHop e a partir dos dias 1 e 14, vai estar disponível em formato digital e físico, respetivamente. Para além disso, conta ainda com a participação de Bónus, David Cruz, Karlon, Veecious V, BDjoy, Dj Glue, Dj Maskarilha e ainda de Dj Kronic.

12696304_979727185443050_2048525654_o

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos