Foi nos últimos dias do ano que Karyna Gomes apresentou o primeiro single do seu novo trabalho. “Apili” é uma releitura do mítico tema homónimo original de José Carlos Schwarz, referência na música e cultura guineense.
Karyna Gomes propõe uma nova visão sobre esta canção que originalmente relatava a história de uma mulher abandonada pelo marido, combatente que a havia trocado para estar com outra mulher. Só lhe restara o sofrimento e as memórias de quando estavam juntos, nos tempos da luta pela independência.
Nesta nova versão, reflecte-se sobre os desafios das mulheres de hoje, que estão mais empoderadas, donas de si próprias, resilientes, sem qualquer tipo de subserviência a um marido abusivo. “A nova ‘Apili’ é ousada e seu lugar é onde ela quiser”, descreve o comunicado de imprensa sobre o novo single.
A faixa conta com a participação de Dara Haniel, a filha de Karyna Gomes, uma jovem universitária que assim se estreia na música. O tema irá integrar o EP Okinda, que será editado em 2024 pela Kavi Music. Mito ficou responsável pela produção e pelas guitarras, baixo e sintetizadores do novo single.