Karol Conka e Tropkillaz: o tropicalismo urbano vem ao Vodafone Mexefest

[FOTOS] Mariana Zarpellon e Lost Art

 

A rapper brasileira Karol Conka e a dupla de produtores de bass music Tropkillaz são duas das mais recentes confirmações para o Vodafone Mexefest, festival que regressa à Avenida da Liberdade nos dias 27 e 28 de Novembro. Estes nomes juntam-se a um cartaz que está a crescer e que conta já com artistas como Akua Naru, Ariel Pink, Patrick Watson, Mahmundi, Benjamin Clementine ou Selma Uamusse.

Karol Conka é uma das grandes figuras do hip hop brasileiro do momento. A curitibana de 28 anos, de imagem ousada, espampanante, ao estilo diva-Grace-Jones, editou, em 2013, o seu primeiro disco de longa-duração, Batuk Freak, nome que espelha bem a sua personalidade musical: batidas fortíssimas, histórias do bairro com clara influência do afrobeat e festas de favela. No ano da edição do seu primeiro disco, Karol Conka trabalhou com os Buraka Som Sistema no tema “Bota”, para uma campanha publicitária relativa ao Campeonato do Mundo de Futebol de 2014.

Já os Tropkillaz são a dupla de produtores paulistas composta por André Laudz e Zé Gonzales, mais conhecido por DJ Zegon – produtor que tem no seu CV colaborações com Kanye West, M.I.A, George Clinton, RZA, Method Man, Ol’Dirty Bastard. Tal como Karol, também se sente aqui uma forte ligação ao tropicalismo urbano que vai crescendo de norte a sul do Brasil nas festas quentes dos bairros. Tanto os Tropkillaz como Conka apostam em levar as suas batidas para fora do Brasil e o trabalho com a editora norte-americana Mad Decent (casa de nomes como Zebra Katz, Diplo ou DJ Snake) é a prova disso mesmo. Em Julho, a dupla editou a sua mais recente mixtape, Tropkill ‘Em All.

A presença em Portugal de Karol Conka, Tropkillaz e também de Mahmundi (que em Abril passou por Lisboa, Ílhavo e Porto) constitui a segunda edição do BLOCO, levado a cabo pela agência Arruada, com “uma programação focada no que de mais vibrante acontece na música actual brasileira”.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team