Em Maio de 2026, Joshua Idehen protagonizará uma digressão ibérica de quatro datas — duas delas são em Portugal, na Socorro (Porto, dia 16) e na Casa Capitão (Lisboa, dia 17). Os bilhetes vão custar 16 euros e são colocados à venda a partir desta sexta-feira, dia 10 de Outubro.
Joshua Idehen é um poeta, vocalista e músico britânico-nigeriano actualmente baseado em Estocolmo, na Suécia, e cuja obra se destaca pela poderosa fusão entre a palavra falada e géneros como o jazz e a electrónica. A sua voz, capaz de soar simultaneamente curativa e ameaçadora, tornou-se uma força distintiva no panorama musical contemporâneo e ganhou significativa projecção através do contributo para o álbum Your Queen Is A Reptile, dos Sons of Kemet, um trabalho que abalou os alicerces do jazz e foi nomeado para o Mercury Prize. Esta parceria continuou no aclamado álbum Black To The Future, vencedor de um MOBO, e estendeu-se a um outro projeto de Shabaka Hutchings, The Comet Is Coming, no disco Channel The Spirits, também nomeado para um Mercury Prize.
Esta sua tour pela Península Ibérica, que passa também por Barcelona e Madrid, servirá para a apresentação ao vivo de I know you’re hurting, everyone is hurting, everyone is trying, you have got to try., a obra a solo que se segue nas contas de Idehen, mais virada para os padrões da electrónica e da cena clubbing. Esse LP de 17 faixas será editado pela Heavenly Recordings no dia 6 de Março e já conta com um single cá fora — “It Always Was” foi revelado esta manhã.
Para além da sua actividade musical, Joshua Idehen é também uma voz literária activa. Fundador e organizador do evento de poesia e música Poejazzi, em 2024 consolidou ainda o seu legado escrito com o lançamento do livro Songbook: Collected Works, uma compilação dos seus poemas que esgotou a sua primeira edição quase instantaneamente. A sua escrita, quer na música quer na poesia, é marcada por uma honestidade visceral que aborda temas como o luto, a imigração, as lutas sociais e a esperança, sempre com o objectivo de conectar-se profundamente com o público.