pub

Já podem ouvir Revival de Eminem

[FOTO] Direitos Reservados

Revival, o nono álbum na carreira de Eminem, acaba de ser lançado oficialmente com o triplo carimbo da Shady /Aftermath / Interscope. O novo trabalho do rapper de Detroit estende-se por 19 faixas e inclui o contributo de convidados como Beyoncé, o newcomer Phresher, Ed Sheeran, Alicia Keys, X Ambassadors, Skylar Grey, Kehlani e Pink. A lista de produtores também é extensa e contém nomes como Rick Rubin, Skylar Grey, Mr. Porter, Dr. Dre, Just Blaze, Alex Da Kid, Hit Boy, Scram Jones, DJ Khalil ou o próprio Em.

 


revival-eminem


Interessantes são também os créditos de sampling, com os produtores a terem-se socorrido de malhas clássicas dos EPMD, Masta Ace, Schooly D, Young MC e Beastie Boys, cruzando, dessa forma, uma série de importantes referências da velha escola do universo do próprio hip hop. Mas há mais samples e alguns bem surpreedentes de gente como Joan Jett, Regina Spektor ou Bette Midler e Cranberries. O soul man Charles Bradley, recentemente desaparecido (chegou a estar anunciado para o cartaz do Vodafone Mexefest) também surge creditado graças ao uso de um excerto de “In You (I Found Love)” no tema “Offended”.

O novo registo de Eminem tem vindo a ser antecipado desde 2016, mas só se tornou uma possibilidade real para o calendário de 2017 quando o rapper assinou o “freestyle” “The Storm” nos BET Awards no passado mês de Outubro. Foi esse o momento em que o arranque para a “campanha” de Revival se tornou real. E o balanço foi considerável para este novo momento na carreira de Eminem: mais de 40 milhões de visualizações no YouTube garantem que a arte deste filho de Detroit continua relevante para a América e para o mundo, sobretudo num clima de aberta contestação ao presidente Donald Trump.

 



Com Revival a aterrar de forma não oficial nas malhas da internet há um par de dias, o mundo agitou-se e muitas foram já as opiniões veiculadas sobre o presente de Eminem, com o twitter a servir como plataforma para prós e contras e com muitos fãs a tentarem ler algum tipo de posicionamento do rapper no facto de, com a excepção de Phresher, autor do hit underground “Wait a Minute” que foi agarrado por uma série de outros artistas, como Remy Ma, por exemplo, não haver no alinhamento espaço para as habituais colaborações de outros MCs. E, claro, isso tem alimentado algumas especulações, incluindo a possibilidade de Revival poder ter um segundo momento mais declaradamente próximo desse género de expactativas.

O Rimas e Batidas vai assinalar a chegada de Revival com uma série de iniciativas durante a próxima semana: vários artigos procurarão lançar luz sobre a carreira do MC da Motor Town e, obviamente, sobre o novo álbum e o seu conteúdo. São 19 faixas de Eminem. E podem ouvi-las aqui mesmo.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos