iZem desvenda “Iara Correnteza” ao lado de Josyara

[TEXTO] Núria R. Pinto [FOTO] Julia Rodrigues

Um encontro, em Lisboa, do produtor francês iZem com a brasileira Josyara faz a ponte entre o folclore brasileiro, por um lado, e a estética electroacústica, por outro, no single “Iara Correnteza”. 

A música, que chegou a 24 de Outubro, marca, ainda, a estreia do novo selo Elis Records, com sede em Lisboa e criado pelo próprio iZem em parceria com Lekin, co-fundador da pioneira webradio parisiense Le Mellotron. Já Josyara, nascida em Juazeiro, na Bahia, é uma das vozes mais elegantes da nova geração brasileira. Aos 27 anos, a artista é autora de projectos (Mansa Fúria é o mais recente álbum) que se enquadram na tradição dos maiores músicos brasileiros, como Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia ou Gilberto Gil, e na música da região do Sertão.

Numa busca pelo equilíbrio espiritual, “Iara Correnteza” é “uma ode à natureza e ao Rio São Francisco, mas também uma reflexão mística sobre a vida”. É hora de mergulhar de cabeça, sem medos, nas águas lisboetas que proporcionam estes cruzamentos globais.


Núria Rito Pinto

Núria Rito Pinto

Hip hop, r&b e brasilidades com tanta moderação quanto vontade. Fundou o clube de fãs da “Corda” do Boss AC, já comprou CDs pela capa e preferia comer douradinhos frios todos os dias do que ficar sem Spotify.
Núria Rito Pinto