Ressaca Bailada – Filme Concerto, dos Expresso Transatlântico, prepara-se para estrear no festival Doclisboa nas próximas semanas. O filme escrito e realizado por um dos membros da banda, Sebastião Varela, formado em cinema, será exibido a 19 de Outubro, pelas 19h15, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge; e a 21 de Outubro, pelas 14h, no Pequeno Auditório da Culturgest.
A produção, cujas gravações o Rimas e Batidas acompanhou, vai cruzar filmagens de os músicos a tocar (a formação também inclui Gaspar Varela e Rafael Matos) com segmentos narrativos protagonizados por actores como Rita Blanco, Laura Dutra, Vicente Wallenstein, Nuno Nolasco, Inês Pires Tavares, João Cachola e Rodolfo Major.
A ideia passa por apresentar um alinhamento de seis temas, construído a partir do álbum de estreia Ressaca Bailada (2023), e por criar uma história que vai beber ao imaginário visual e narrativo dos videoclipes do grupo.
“Tanto a nível de narrativa como a nível estético, este Filme Concerto é uma junção de todos os nossos videoclipes numa cena só. […] Começámos a ir buscar as histórias dos outros vídeos e a tentar perceber em que direcção seguir. Pegámos numa história que lançámos há dois anos, de “Quando Neptuno deu à Costa”, e essa história serviu como início da nossa narrativa”, explicou-nos Rafael Matos na tal reportagem publicada em Abril, na qual é possível esmiuçar melhor todo este projecto multidisciplinar.