pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Pedro Pina
Publicado a: 11/03/2024

O “Grito” depois da Cura.

iolanda vence o Festival da Canção’24: “Ainda não acordei. Sinto que é um sonho”

Texto: ReB Team
Fotografia: Pedro Pina
Publicado a: 11/03/2024

No passado sábado, 9 de Março, iolanda sagrou-se vencedora da mais recente edição do Festival da Canção. A cantautora vai agora representar Portugal na próxima Eurovisão, que decorrerá em Malmo, na Suécia, dias 7, 9 e 11 de Maio.

Deu nas vistas por entre a AVALANCHE de talento que morou na compilação VOLUME I e estreou-se em disco no ano passado com um conjunto de 7 faixas que nasceram de um processo de Cura. Foram poucos, mas certeiros, os passos que iolanda deu até ser convidada a integrar uma das maiores montras musicais do nosso país, motivo para soltar um “Grito”, tema composto com a ajuda de Luar que utilizou para concorrer na prova anual organizada pela RTP. A música destacou-se por entre as propostas oferecidas pelos restantes 11 candidatos — entre eles Silk Nobre, Rita Onofre ou Leo Middea — e valeu a iolanda a vitória no Festival da Canção’24.

Ao Rimas e Batidas, a artista deixou uma reacção ao feito que acaba de alcançar:

“O Festival da Canção foi surreal. Todo o amor que estou a receber… Não tenho muitas palavras ainda para explicar o que sinto. Anda não acordei. Sinto que é um sonho. Mas estou muito feliz com o que aí vem e as expectativas para a Eurovisão são sempre com os pés na terra, mas altas, porque eu acho que é possível fazermos as coisas quando acreditamos nelas. Na verdade, a minha canção fala sobre isso — sobre acreditarmos em nós e na nossa força interior. Portanto, eu estou muito confiante de que vou levar um óptimo trabalho para a Eurovisão. Independentemente do resultado, quero muito representar o nosso país com todo o amor. Neste momento estou muito feliz e cansadinha. Dormi 8 horas nestes dois dias que passaram. Mas saber que o meu trabalho foi reconhecido é a maior felicidade, por isso estou radiante. Eu e toda a minha equipa, porque não sou só eu e eles também trabalharam muito. Eu não montei esta performance sozinha — tive uma equipa que trabalhou incansavelmente para me ajudar. Quero deixar o meu agradecimento a todos e todas que fizeram isto acontecer.”



Ainda antes de participar no concurso musical, iolanda tinha já um par de datas na sua agenda ao vivo, que agora ganham toda uma outra dimensão pelo reforçado estatuto alcançado pela autora de singles como “Cura”, “Lugar Certo” e “Juro Já Nem Paro”. Se no Sónar Lisboa’24 (de 22 a 24 de Março) o nome da cantora se vê engrandecido por entre um alinhamento que compreende gente como Sevdaliza, Branko, Shygirl, Bonobo ou Hudson Mohawke, é na sua apresentação em nome próprio, agendada para o dia 23 de Maio no Capitólio, que o impacto mais se nota, já que os ingressos esgotaram no dia a seguir após ganhar o Festival da Canção’24.

Ainda numa rápida troca de impressões com a nossa redacção, iolanda falou sobre o que se segue no seu calendário ao nível dos concertos:

“No caso do Sónar, estou muito, muito feliz por fazer parte de um cartaz com artistas tão diferentes, que eu não conhecia. Acho que vai ser uma festa inacreditável. Estou a tentar preparar um espectáculo que seja também diferente, porque acho que é um momento específico e bonito para viver uma coisa diferente, que me faça pensar de uma outra forma, comparativamente àquela que tenho vindo a pensar até agora. Estou a tentar criar uma coisa única para aquele festival, porque acho que o festival em si é único, com artistas que vêm de diferentes partes do mundo — quero muito conhecê-los e abraçar a arte de todos eles.

Em relação ao Capitólio, estou, again, sem palavras para descrever o que sinto, porque os bilhetes esgotaram ontem. É muito engraçado poder olhar para trás e ver todas as nossas inseguranças a serem esmagadas por uma vontade ainda maior de as ultrapassarmos. A minha equipa e os meus músicos têm sido incansáveis e estamos a conseguir pôr cá para fora tudo aquilo que queremos. Isso é muito bonito e eu estou mesmo feliz. Para quem comprou bilhete, espero que venha com muita vontade de se divertir, porque eu quero muito fazer um espectáculo único. É a primeira vez que eu esgoto uma sala tão emblemática, como é a do Capitólio, e eu acho que isso é motivo para celebrar. Quero divertir-me imenso no palco e fazer acontecer uma noite do caraças, memorável.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos