pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/05/2023

O futuro também passa pela tradição.

Imaterial’23 arranca no final desta semana e leva concertos de Silvana Estrada ou Ana Lua Caiano até Évora

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/05/2023

Começa na sexta-feira, 19 de Maio, a edição deste ano do Imaterial. O festival que celebra a tradição em Évora estende-se até ao dia 27 do mesmo mês e apresenta uma programação com 30 eventos diferentes.

No capítulo da música ao vivo, os palcos da cidade abrem as suas portas a projectos oriundos de várias coordenadas do globo, colocando algumas culturas distintas em primeiro plano — desde o cante alentejano e do canto polifónico georgiano às histórias musicadas dos griot da África Ocidental, passando pelas heranças encontradas em regiões como Badajoz, Mali, Letónia ou Índia.

Uma das principais atrações será certamente o concerto de Ana Lua Caiano (dia 21), ela que editou o segundo EP Se Dançar É Só Depois no início deste mês e até já o apresentou ao vivo em Lisboa, perante uma Galeria Zé dos Bois completamente lotada, conforme deu conta Miguel Santos na reportagem para o ReB. De mais longe, mais precisamente do México, virá Silvana Estrada (dia 25), uma artista que funde a linguagem folk do seu país com as técnicas apuradas do jazz norte-americano e que está ligada à prestigiada Glassnote Records, editora pela qual lançou recentemente o EP Abrazo e a reinterpretação de um clássico de Suzanne Vega, “Tom’s Diner” — Alexandre Ribeiro apanhou-a em palco aquando a sua estreia em Portugal, ela que pouco depois viria a sagrar-se Best New Artist na edição de 2022 da cerimónia dos Grammy Latinos.

Huelgas Ensemble, Master Musicians of Jajouka, Iberi Choir, Kaito Winse, Kayhan Kalhor, Sougata Roy Chowdhur, La Kaita, Danûk e Tautumeitas são mais alguns dos nomes que surgem no cartaz do Imaterial’23.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos