O hip hop português chega ao IndieLisboa na edição deste ano

[FOTO] Direitos Reservados

A edição deste ano do IndieLisboa vai contar com o espírito do hip hop português na sua programação. Hip to da Hop e Não Consegues Criar o Mundo Duas Vezes são os dois documentários/retratos da cultura urbana nacional que entram nas contas do festival de cinema, que decorre entre 26 de Abril e 6 de Maio. As duas sessões terão o seu espelho no IndiebyNight, programação de concertos e festas do festival, em diálogo directo com os filmes apresentados.

 



Realizado por António Freitas e Fábio Silva, Hip to da Hop é um documentário com um propósito bastante explícito. “Uma viagem por Portugal em 4 vertentes” é o subtítulo que oferece as coordenadas para o que se irá retratar no grande ecrã. O rap, breakdance, graffiti e DJing são os quatro pontos em destaque de uma obra que visa dar a conhecer o estado actual da cultura do hip hop em Portugal, percorrendo também alguns dos corredores da sua longa história. Artistas de diferentes áreas expressivas como Mundo Segundo, Nomen, Robinho, Slow J, Orelha Negra ou Odeith pontuam a narrativa de Hip to da Hop com os seus depoimentos. Em Dezembro passado, António Freitas e Fábio Silva explicaram ao Rimas e Batidas todo o processo por detrás da criação do filme, que será exibido pela primeira vez ao público este ano no IndieLisboa.

Embora já apresentado no Porto na recta final de 2017, Não Consegues Criar o Mundo Duas Vezes vai agora poder estrear-se em Lisboa no âmbito do festival de cinema independente. Catarina David e Francisco Noronha assinam o documentário que se foca exclusivamente no movimento cultural urbano na cidade do Porto que começou a borbulhar por entre os jovens da década de 80. Nomes como Dealema, Minda da Gap ou L.R.C. ajudam a desvendar um pouco mais desse lado histórico da vivência do hip hop a norte de Portgual, com Capicua, Conjunto Corona ou Deau a representar uma escola mais recente do movimento que ecoou o espírito do Bronx na cidade do Porto. Também Não Consegues Criar o Mundo Duas Vezes foi acompanhado de perto pela nossa revista digital — Alexandre Ribeiro falou com a dupla de realizadores no final de 2016.

O filme/concerto do álbum Screenplay de John Parish é outro dos destaques no IndieLisboa 2018. O cartaz completo será revelado no dia 26 de Fevereiro.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team