Lançado no início deste ano, dB Duet é o resultado de um encontro musical entre Hernâni Faustino e João Madeira, dupla que se apresentará ao vivo a 7 de Outubro na Jazz Messengers, em Lisboa.
Se nunca pensaram ser possível ver e ouvir dois contrabaixos em amena cavaqueira, o melhor mesmo é visitarem a loja de discos da LX Factory desta quinta-feira a sete dias. Por lá vão encontrar dois contrabaixistas com créditos firmados na cena nacional que já se conhecem há mais de 20 anos e que decidiram editar um disco que surge a partir da gravações de dois concertos no O’culto da Ajuda.
Num texto assinado por Rui Eduardo Paes para a jazz.pt, o projecto é descrito da seguinte da forma:
“É a uma conversa entre iguais que assistimos, mas esta não se desenvolve em termos de concordância – algo que, ingenuamente, se entende que a música deve ser, uma incorporação una, cerzida, frankensteiniana, de cabeças, troncos e membros. A comunicação humana é bem mais complexa e contraditória do que isso, e o que vem nesta edição da inglesa FMR (sempre atenta ao que se faz em Portugal) surge-nos, sim, como um deleuziano corpo sem órgãos. Madeira e Faustino podem, por vezes, entrar em sintonia, mas no essencial o que ouvimos é discordância, contra-argumentação, conflito. Ora, o conflito é criativo e um importantíssimo factor de intriga, e o que este disco nos traz é precisamente isso, intriga, narrativa, uma sucessão de ideias com as suas lógicas específicas, que não apenas intuitivas (pois, há aquela noção de que improvisar é apenas intuir), e de histórias com registos emocionais vários, podendo ir do lamento à raiva e da explosão de alegria a uma imensa melancolia em poucos minutos. Nenhum dos contrabaixistas dirige ou acompanha, não há primeiros planos nem submissões ou estares passivos: tudo o que acontece, acontece em liberdade. Quem disse que até a um nível interpessoal tem de haver hierarquias?”
Faustino tem sido nome recorrente por estas páginas digitais nos últimos dois anos, principalmente nas Notas Azuis de RMA, que escreveu sobre Twelve Bass Tunes (que leva amanhã, dia 29 de Setembro, para a ZDB) e Vento, o primeiro a solo, o segundo com José Lencastre e Vasco Furtado.